Autismo ganha espaço na Feira Pan-Amazônica do Livro

A inclusão da pessoa autista ganha espaço inédito na 23ª Feira Pan Amazônica do Livro, que acontece no Hangar Centro de Convenções da Amazônia até dia 01 de setembro. O Stand do Autismo fica próximo a arena Multivozes, e objetiva esclarecer à sociedade as peculiaridades do acolhimento da pessoa  autista no processo de inclusão social.

A representante do Governo do Estado no Grupo Técnico para a criação de políticas do Centro Especializado de Autismo, Nayara Barbalho da Cruz, revela que espaços como este são fundamentais para promover a inclusão do autista na  sociedade. “A conquista deste espaço numa ação inédita do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Estado, abre oportunidade para conscientizar  e informar a sociedade sobre a causa autista. Uma iniciativa que vai fomentar a inclusão da pessoa  com autismo de forma efetiva na sociedade”, comemora Nayara.

O stand sobre autismo oferece ao público uma programação que inclui lançamento  de livros de autores autistas, roda de conversas com a participação de autistas e outras atividades relacionadas com a causa. Durante todos os dias da feira serão recebidos no stand representantes de várias entidades para abordar temas como:  o direito da pessoa com autismo, o tratamento do autista, e  a participação dos  familiares no processo de inclusão.

Flávia Maçal, coordenadora  do Mundo Azul, revela que também haverá  espaço no stand para a economia criativa com vendas pelas mães de autistas de matérias adaptáveis e  sensoriais, e tudo  que é feito para, e por pessoa com autismo e seus familiares. “O nosso objetivo é fortalecer a relação do Governo do Estado com as entidades de defesa da pessoa com autismo”, explica Flávia.

Adriana Medeiros, presidente do Preventório Santa Teresinha,  elogia a iniciativa da edição da Feira do livro deste ano, que através do stand sobre autismo  reúne várias ongs e entidades envolvidas com a causa.  No preventório fazemos convênios para dar apoio aos familiares da criança com autismo, principalmente às mães  de baixa renda, onde damos  um atendimento inicial e orientações   aos familiares de como deve ser conduzido o tratamento da pessoa com autismo. “E este espaço aqui  representa a voz do autista, uma união de forças das entidades que trabalham pela inclusão”, comenta Adriana.

A Feira do Livro pode ser visitada  até o dia  01 de setembro, das 10h às 22h,  no Hangar.

 

Texto:  Cybele Puget (ARCON)

Tomaz Brito

Tomaz Brito - Funcionário do GT Contratos e Convênios SESPA

Você pode gostar...