Barco Hospital Papa Francisco encerra os atendimentos no município de Oriximiná

Barco hospital Papa Francisco garantiu atendimento a pacientes com sintomas leves de Covid-19, em Oriximiná, no oeste do Estado

Neste sábado (6), o Barco Hospital Papa Francisco encerrou os atendimentos médicos no município de Oriximiná, no Oeste do Estado. Em três dias, a embarcação financiada pelo Governo do Estado passou por três comunidades levando assistência médica para casos leves de covid-19.

A primeira a ser visitada foi à comunidade quilombola Jauari, depois a de Ilda Viana e os trabalhos foram encerrados em Santo Antônio Cachoeri. Ao todo, 152 pessoas foram atendidas e realizados 1.120 atendimentos, como aferimento de pressão (152), consultas de enfermagem (152), consultas clínicas (152), orientação farmacêutica (152), internações/dia (03), exames laboratoriais (317), exames de eletrocardiograma (47), raio-x (09) e medicações entregues (136).

“A passagem do barco hospital aqui na região de Oriximiná foi uma grande benção na vida do nosso povo. Os atendimentos foram bem positivos. Foram três comunidades atendidas, entre elas uma comunidade quilombola de difícil acesso. As maiores dificuldades que encontramos foi na questão do acesso, mas com todo apoio do Governo conseguimos chegar até essas pessoas”, explicou Frei Joel, coordenador do Barco Papa Francisco.

Barco hospital percorrerá 9 municípios do oeste do Pará, após os três dias em Oriximiná, com equipe de 13 profissionais de saúde

Atendimentos – Neste mês de fevereiro, o Barco Hospital Papa Francisco irá passar por nove cidades da região do Baixo Amazonas. A expedição começou na última segunda-feira (1º) pelo município de Óbidos, passou três dias em Oriximiná e agora segue para o município de Terra Santa.

Financiada pelo Governo do Estado, a embarcação conta com uma equipe composta por 13 profissionais da saúde, que realiza em média 700 atendimentos diariamente. Voltado para levar serviços em saúde, principalmente às comunidades ribeirinhas, o barco hospital está focando em atendimentos de pessoas com casos leves da covid-19, justamente para evitar que os casos evoluam e se agravem.

“Com a ajuda do Governo do Estado, através da Sespa, e a colaboração das prefeituras dos municípios estamos conseguindo executar o nosso trabalho. Em todas as comunidades que passamos até agora, as pessoas são gratas, nos receberam muito bem e agradeceram pelo atendimento em saúde, principalmente porque são comunidades afastadas. Essa é a nossa missão no barco hospital: juntar forças para juntos combatermos o coronavírus”, disse Frei Joel.

Próximos destinos – Depois dos municípios de Óbidos e Oriximiná, neste domingo (7), será a vez dos moradores da cidade de Terra Santa receberem os atendimentos médicos do Barco Hospital Papa Francisco. Serão dois dias de atendimento, no porto da cidade, de 8h às 17h.

O barco hospital também passará pelos municípios de Juruti, Curuá, Almerim, Prainha, Monte Alegre e Alenquer.

Texto: Ana Thayanara/Secom

Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

Você pode gostar...