Bebê é batizada na UTI Neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas

23/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Lorena Evelyn Soares da Silva nasceu com apenas sete meses, e há cerca de um mês está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas “Dr. Waldemar Penna” (HRBA), em Santarém, no Oeste do Pará. Na tarde de quarta-feira (22), ela foi batizada dentro da UTI, nas presenças da mãe, dos padrinhos e de profissionais da unidade.

Católica, a mãe da menina, Silvia Soares da Silva, pediu à direção do Hospital para realizar o batizado. “Eu queria manter essa tradição na minha família. Todos são batizados. A equipe do Regional me disse que seria possível, e eu manifestei minha vontade. Minha família toda é muito católica, e foi um momento muito importante”, contou.

“A gente sempre teve uma amizade muito forte. Para nós, foi muito especial. Recebi com muito carinho esse convite, e mesmo sendo no Hospital é algo que vai ficar marcado. A gente tem torcido muito pela recuperação da Lorena. Fiquei honrado por ser chamado para ser padrinho dela”, disse Murilo Ribeiro, ao lado da madrinha, Leda Aguiar.

Emoção – O padre Jucivaldo Peixoto, que faz parte da Pastoral Hospitalar da Arquidiocese de Santarém, ministrou o sacramento. Foi a primeira vez que ele batizou em uma UTI. “É muito emocionante ver a expressão de fé da mãe em Jesus, em Nossa Senhora. Para nós foi uma alegria muito grande atender a esse pedido. Desejamos muita saúde para a Lorena, à mãe, aos padrinhos e a todos que estiveram presentes no batizado”, ressaltou o religioso.

Além do tratamento aos prematuros e bebês com problemas de saúde, a unidade busca proporcionar atendimento de excelência aos recém-nascidos e às famílias.

“Quando a mãe da Lorena nos procurou, a gente fez o possível, junto com o Setor de Humanização, para que esse momento se concretizasse o mais rápido possível. O batismo foi lindo, e para nós foi muito emocionante poder proporcionar esse momento para a bebê, para a mãe, os padrinhos e todos os presentes”, disse a enfermeira Marcelya Bernardes, coordenadora da UTI Neonatal do HRBA.

O diretor-geral do HRBA, Éder Lúcio de Souza, garantiu que “queremos mais do que ajudar na recuperação e desenvolvimento desses bebês. Queremos proporcionar o bem-estar também para as mães, pais e outros familiares. É importante que eles saibam que os filhos estão sendo bem cuidados pela nossa equipe, e que o Hospital se preocupa com todos eles. Esse momento representa muito para essa família. Todos vão sempre lembrar desse batizado diferente, e ficamos felizes em poder proporcionar isso à Lorena e à Silvia”.

Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência no atendimento neonatal para uma população de 1,4 milhão de residentes em 30 municípios do oeste paraense. A unidade conta com 19 leitos nas duas alas de Unidade de Terapia Intensiva.

O HRBA pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA

Foto: Ag. Pará