Biblioteca Itinerante do Abelardo Santos recebe mais de 460 obras literárias

23/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Em um ano de atividade, a iniciativa beneficiou mais de 1.500 usuários

Uma corrente do bem em prol do incentivo à leitura e do bem-estar de pacientes e acompanhantes chegou ao Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, através de iniciativas e parcerias dos órgãos do Governo do Estado. A maior unidade de saúde recebeu da Fundação Cultural do Estado do Pará a doação de 467 obras literárias. A entrega foi feita na tarde desta quarta-feira (22).

A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, contou que devido a necessidade de ampliar o acervo do projeto Biblioteca Itinerante que o hospital dispõe, buscou parcerias. “Fiquei sabendo que a Fundação apoia esse tipo de iniciativa, então, entrei em contato com eles. E, para a nossa surpresa, o processo foi bastante rápido e as doações chegaram em boa hora”, comentou.

A bibliotecária da Fundação Cultural do Pará, Ana Rosa Ramos, relatou que após o contato dos profissionais do HRAS com o órgão, houve uma grande mobilização para atender ao pedido. “Todos do setor contribuíram e se engajaram pela causa. Como já fizemos esse trabalho em outros hospitais, tivemos o cuidado de trazer um acervo completamente novo e de qualidade. Priorizamos as obras literárias infantis, infanto-juvenil e paraenses. Além das literaturas, livros de pintura, didáticos e jogos de tabuleiro e de conhecimento foram incluídos as doações”, destacou.

Projeto – No mês de março deste ano, a Biblioteca Itinerante do HRAS, completou 1 ano de suas atividades. Durante esse período 1.534 usuários foram beneficiados pela iniciativa. A ação acontece mensalmente, por meio de um carrinho expositor que circula pelos andares da unidade, oferecendo o empréstimo de livros. A atividade busca reduzir os impactos da internação de longa permanência, como o estresse e a ansiedade e proporciona interação entre os pacientes e colaboradores. O início do projeto também contou com o apoio da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), que doou 75 títulos.

Acolhimento – O diretor-geral do HRAS, Jean Cleber, observou que este e outros projetos de humanização hospitalar são essenciais para promover um acolhimento genuíno dentro do serviço de saúde. “Iniciativas como estas buscam pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.  E proporcionar o bem-estar e as boas experiências dentro do ambiente hospitalar é um desafio. Por este motivo, sempre incentivamos e apoiamos boas ideias como a Biblioteca Itinerante, que, a cada dia, ganha mais reconhecimento das comunidades de dentro e de fora da unidade”, afirmou.

Serviço – O Hospital Regional Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado, sendo administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRAS