Cartas, leitura, presentes e histórias marcam o Natal de pacientes do Oncológico Infantil

Cartas, leitura, presentes e histórias marcam o Natal de pacientes do Oncológico Infantil

23/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Oncológico Infantil atende pacientes do Pará e Amapá

A entrega de brinquedos arrecadados pelo Projeto “Cartinhas – um sonho de Natal”, realizado no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, na quarta-feira (22), garantiu sorrisos e concretização de desejos para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Mais de 200 crianças tiveram seus pedidos realizados pelos padrinhos que adotaram as cartinhas no mês de dezembro. A ação envolveu todos os setores do Hospital e sua rede de voluntariado.

As cartas foram escritas por pacientes das unidades de internação e da classe hospitalar, e ainda por crianças e adolescentes acolhidos pelas casas de apoio, em Belém.

Entre as várias cartas, estava a de Andressa Manuele Lopes, 14 anos, moradora de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A adolescente, que está internada há quase dois meses em tratamento contra leucemia, gosta de ler, e seu presente não poderia ser outro: um livro.

Literatura – Neste ano, ela resolveu acatar a sugestão recebida dos seus amigos para ler a obra “Orgulho e Preconceito”, da escritora britânica Jane Austen, romance publicado pela primeira vez em 1813. “Me sinto imensamente grata pelo projeto solidário e pelos presentes que recebi. O meu coração se enche de alegria em saber que esse projeto vem ajudando e alegrando diversos pacientes, assim como eu”, disse a adolescente.

Algumas atividades foram realizadas no espaço da entrada principal do Hospital, onde foi montado o “Palco Solidário”, onde houve entrega de presentes e ações socioeducativas com voluntários e funcionários.

O Hospital Oncológico Infantil desenvolve todos os anos ações socioeducativas no período natalino. Este ano, além do incentivo às cartas, houve contação de histórias de Natal nas brinquedotecas e nos leitos, apresentações de grupos teatrais e musicais, visitas de duplas futuristas iluminadas, robô gigante, mascotes de times de futebol e diversas visitas do Papai Noel, que contribuem para a melhora dos pacientes.

“Um sonho de Natal” – Um dos padrinhos solidários do Projeto “Cartinhas – um sonho de Natal” foi Thiago Pinheiro, psicólogo da equipe de Cuidados Paliativos do Oncológico Infantil.  “Essa iniciativa nos faz retornar ao nosso eu criança, e vivenciar a magia do Natal. Se considerarmos que o ato de solidariedade potencializa a nossa saúde mental, podemos dizer que todos são presenteados”, disse o psicólogo.

O Hospital Oncológico Infantil é uma unidade da rede pública do Governo do Pará, administrada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. O trabalho de humanização no hospital é permanente nos cuidados assistenciais. A unidade é referência na Região Norte, e atualmente atende a crianças e adolescentes de zero a 19 anos, dos estados do Pará e Amapá.

Texto: Emanuel Jadir/Hospital Oncológico

Foto: Ricardo Amanajás/Ag. Pará