Centro de Inclusão e Cidadania celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down

24/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Lucas Quaresma também mostrou seu potencial para a literatura

O Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém, recebeu na manhã desta sexta-feira (24) diversos artistas regionais no sarau multicultural “Com afeto e poesia”, uma mostra de talentos de pessoas com deficiência (PcDs). O objetivo do evento, alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down – 21 de Março, foi dar visibilidade a um potencial que precisa ser valorizado.

“O intuito principal é reforçar a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, colocando em foco o trabalho artístico delas. Infelizmente, a visão capacitista que ainda está muito presente na sociedade foca apenas na deficiência, nas incapacidades. Aqui, o foco está nos potenciais, para deixar claro que PcDs são iguais a qualquer pessoa. A deficiência é apenas mais uma característica”, frisou Mirlei Borges, assistente social do Centro.

O evento contou com a parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Núcleo Acessar. “O Acessar nasceu a partir de uma parceria com o CIIC. Essa é uma parceria de anos e extremamente importante ao Núcleo. Nós ficamos muito felizes de ter este espaço para poder devolver à sociedade os conhecimentos obtidos pelo Núcleo”, disse Andréa Miranda, diretora de Inclusão e Diversidade da Ufra e do Núcleo Acessar.

Milena Costa participou do sarau com suas Histórias

Literatura – Também participaram escritores da região, que expuseram trabalhos e declamaram poesias. A escritora Milena Lima Costa tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e levou seu livro “Histórias de Milena”. “Eu estou achando ótimo o evento. Para mim eles são muito importantes, não apenas para expor meu trabalho, mas também para fomentar o trabalho de outros artistas iguais a mim. Também é importante por criar locais assim, de troca uns com os outros”, disse Milena, usuária dos serviços do CIIC. Ela teve o apoio da instituição para o lançamento do livro.

O evento contou ainda com performances musicais, feirinha de artesanato e apresentação dos grupos de dança inclusiva da Fundação Pestalozzi do Pará e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (Apae).

Texto: Yuri Granha – Ascom/Seaster