Centro de Inclusão e Reabilitação celebra Dia Mundial da Infância com programação especial

Centro de Inclusão e Reabilitação celebra Dia Mundial da Infância com programação especial

21/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

As terapias incluíram aprimoramento da coordenação motora fina e estimulação precoce, que garante a socialização aos usuários

Nesta terça-feira (21), quando é celebrado o Dia Mundial da Infância, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, reforça o compromisso com a qualidade de vida de crianças com deficiência, assegurando o direito ao serviço em saúde.

O CIIR possui dois parques tecnológicos que ofertam acessibilidade e inclusão aos usuários. Para pessoas com autismo, o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) promove às crianças psicopedagogia, motricidade, atividade de vida diária (AVD), terapia ocupacional convencional e integração sensorial. Conta, ainda, com profissionais de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social.

Os usuários também são assistidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), com serviços de saúde em quatro especialidades: visual, física, auditiva e intelectual. Em um desses polos, o CER IV, as terapias realizadas hoje incluíram atividades com pintura para aprimorar a coordenação motora fina e a estimulação precoce, que garante socialização aos usuários, além de treino para ampliar o repertório de brincadeiras, e pedidos e estratégias de autorregulação.

Estímulo aos usuários pavimenta os caminhos da autonomia

Desenvolvimento – O neuropsicólogo e especialista em Análise Aplicada do Comportamento (ABA), Ícaro Ferreira, enfatizou que as atividades promovem ganhos fundamentais ao desenvolvimento cognitivo de crianças. “O período infantil é o ápice do desenvolvimento e da neuroplasticidade do ser humano; aprendem com mais facilidade. Desta maneira, o terapeuta consegue estimular mais as crianças nesse período em que o cérebro está captando muitas coisas novas com rapidez”., explicou.

De acordo com o profissional, a criança interagindo com o ambiente, terapeutas e demais usuários e acompanhantes é estimulada a criar mecanismos de adaptação ao meio.

Diagnosticado com TEA, Ryan dos Santos, 07 anos, é um dos usuários que toda semana faz atividades terapêuticas para estimular o desenvolvimento. O pai do menino, Renan dos Santos, 33 anos, destacou a autonomia adquirida pelo filho ao longo de quase dois anos de acompanhamento no CIIR.

Brincadeiras como ferramentas de aprendizagem estão entre as estratégias do CIIR

“Hoje, está bem melhor em seu comportamento social. Vai a lugares que antes não frequentava, principalmente ambientes com barulho. Com relação à fala, ele já esboça algumas palavras. A coordenação motora fina está encaixando. Antes, o Ryan não conseguia segurar os objetos. Tudo isso por meio dos profissionais e das terapias que o Centro de Reabilitação oferece. Estou muito feliz com a sua evolução”, garantiu Renan.

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

SERVIÇO – O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n°1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR

Fotos: Divulgação