Colaboradores do Jean Bitar comemoram a vacinação contra a Covid-19

Esta sexta-feira (22) foi um dia histórico na vida da técnica de Enfermagem, Elisângela Oliveira, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Jean Bitar. Ela foi a primeira profissional de saúde da unidade hospitalar a receber imunização contra a Covid-19. A ação beneficiou cerca de 100 profissionais do HJB que atuam na UTI, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Laboratórios e Serviço de Higienização e Limpeza (SHL), que são considerados grupos prioritários na área assistencial.

Elisângela, que tem 18 anos de experiência na área da saúde, sendo que dois deles no HJB, não escondia a felicidade de receber a vacina que representa mais segurança no desempenho de suas atividades. “Fiquei muito feliz em saber que a vacina havia chegado pra gente. Também fiquei muito lisonjeada em ser uma das primeiras a ser imunizada. Foi um misto de sentimentos, alegria, tristeza em lembrar que muitas vidas se perderam sem ter a oportunidade dessa vacinação, principalmente alguns colegas”, comentou ao agradecer pelo dia histórico hoje.

Assim como milhares de trabalhadores de saúde, ela foi infectada pelo novo coronavírus, mas teve sintomas leves e fez tratamento em quarentena domiciliar. “Eu retornei e continuo na luta só que agora com mais esperança”.

A campanha de imunização do HJB, que atende o plano de vacinação do governo do Estado, foi aberto às 9h pelo diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, que esteve acompanhado do diretor Administrativo e Financeiro, Rodrigo Flöhlich, que prestigiaram este importante momento da saúde pública do Pará.

Giovani Merenda ressalta que o HJB não é uma unidade de referência para atendimento da Covid-19, no entanto, os colaboradores da Assistência, necessitam da imunização, levando-se em consideração que eles não atuam somente no Jan Bitar. “A maioria atua em outras unidades que atendem pacientes com a doença”, observou o gestor ao relembrar que no pico da pandemia, ano passado, vários trabalhadores foram afastados por causa da doença.

“Hoje é uma honra fazer parte deste momento histórico. Ele estava sendo muito esperado por todos nós. Presenciar a vacinação da primeira colaboradora a receber imunização é ímpar. Isso é o resultado do empenho do Governo do Estado que vem trabalhando de forma atender a expectativa da população. Eu tenho certeza que tudo dará certo”, ressaltou o gestor do HJB.

O mesmo sentimento otimista é compartilhado por Elielza Sales, 40, que há cinco anos atua no Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) do Hospital Jean Bitar. Ela foi uma das beneficiadas pela campanha de vacinação interna. “Tenho um sentimento de alívio e gratidão. Agora vou voltar para minhas atividades com mais segurança, mas sem descuidar dos cuidados necessários para prevenir essa doença. Sou muito agradecida a esse governo que veio nos ajudar muito com essa iniciativa”.

De acordo cm a gerente Assistencial do HJB, a enfermeira Alexandra do Carmo, a campanha de imunização atendeu critérios estabelecidos que priorizou os  colaboradores da enfermagem, agentes de limpeza e laboratórios. “Este evento é um marco na saúde. A Covid tem acometido muitas pessoas, todos nós tivemos perdas relacionadas a essa doença. Como profissionais de saúde, vivenciamos esse sofrimento e sofremos junto com os pacientes e familiares. A vacinação é uma esperança para todos nós”.

Estrutura – Com assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado do Pará, o O HJB, que presta assistência 100% Sistema Único de Saúde (SUS), dispõe de 70 leitos e é referência estadual na área ambulatorial e hospitalar para a clínica médica e cirúrgica das doenças metabólicas e gastrointestinais.

A unidade possui equipe multidisciplinar e especialidades médicas como anestesiologia, cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, geriatria, nefrologia,  pneumologia, psiquiatria e reumatologia. Para atendimento no hospital é necessário o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com o agendamento pela Central de Regulação do Estado.

A campanha foi organizada internamente pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET), Gerência Assistencial e Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Serviço: O Hospital Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Umarizal, em Belém

Texto: Vera Rojas/Hemopa

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Você pode gostar...