Com mais de 5 kg no nascimento, bebê chama atenção no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Equipe de enfermagem com o menino Isaque

“Quando completei 36 semanas, fiz uma ultrassom e ele já estava grande. Nas últimas semanas, próximo ao parto, eu estava com dificuldades para tudo, andar, sentar, comer. Quando completou 40 semanas, ele veio, enorme e bochechudo. Eu não esperava ser tão grande!”. O relato é da agricultora Sandra Furtado, de 36 anos, que deu à luz o bebê Isaque Furtado, no último fim de semana, no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), em Barcarena, na região metropolitana de Belém. O nascimento do “bebezão” deu um novo sentido à vida da agricultora, na semana do Dia da Mulher.

Com 5,170 kg e com 54 centímetros, Isaque é considerado o maior bebê já nascido no hospital e virou motivo de orgulho para equipe que realizou o parto. “Já tivemos bebês grandes, porém Isaque tem mais de 5 kg e nasceu em parto normal. É o maior recém-nascido que tivemos”, celebra a profissional, lembrando que desde a entrega do hospital, em 2018, não acontece um nascimento deste tipo.

O parto só foi possível porque o hospital, gerido pelo Governo do Estado, possui a equipe treinada para este tipo de procedimento. A unidade é referência no atendimento de média e alta complexidades para gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins. O HMIB presta um atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A mãe Sandra Furtado e o “pequeno grande” Isaque

O médico ginecologista Anderson da Silva explica que essa faixa de peso do “bebezão” é incomum. “Esse peso equivale a uma criança de dois meses de vida”, diz. Por ser grande para a idade gestacional, ele permanecerá sendo acompanhado por pediatra e endocrinologista no HMIB para consultas regulares e exames.

Mãe de outros três filhos, que também nasceram grandes, Sandra conta que o momento é de expectativa para a chegada do “pequeno gigante” em casa. “Agora, os irmãos vão conhecê-lo. Fizeram placas e decoraram todo o quarto para receber o Isaque. Mais um grandão para a família”, diz ela, emocionada.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado em Barcarena, a 114 km de Belém. Desde a sua inauguração, já realizou mais de 3 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Texto: Adrielle Sousa/HMIB

Fotos: Ascom/HMIB

Você pode gostar...