Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Regional do Baixo Amazonas é aprovado em Brasília

Referência em ensino e pesquisa, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, obteve mais uma relevante conquista na área da educação na saúde. Pertencente ao Governo do Pará, a unidade teve o registro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) aprovado e credenciado em Brasília, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Na prática, o CEP do HRBA é um colegiado interdisciplinar e independente, que fará avaliações de pesquisas na área da saúde, visando assegurar os direitos e a integridade dos envolvidos no estudo.

Com o credenciamento, o Comitê da unidade contribuirá com a aprovação das pesquisas na região oeste do Pará, proporcionando mais celeridade nas avaliações éticas dos projetos.

“Este credenciamento nos trará ganhos, além de acelerar o processo de avaliação das pesquisas realizadas em seres humanos, uma vez que, em nossa região, seremos um dos primeiros Comitês de Ética em Pesquisa vinculados a um hospital”, explica a coordenadora do CEP/HRBA, Gabriela Noronha Fortes.

Segundo a Conep, a missão dos CEPs é contribuir para a qualidade e discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Colaboram ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Referência em média e alta complexidade, além de promover assistência em saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas busca constantemente o fortalecimento da pesquisa científica. Conforme dados da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), órgão que tramita os projetos no HRBA, a unidade tem 94 projetos de pesquisa em andamento e 19 concluídos.

“A aprovação do Comitê é um grande avanço para o desenvolvimento da saúde na região. Isso permite que sejamos referência na avaliação dos projetos de pesquisa, tendo uma importância local, regional e até nacional”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e possui a mais alta certificação nacional, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A unidade presta serviço 100% referenciado, para uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios.

Texto: Carla Lima/HRBA

Fotos: Ascom/HRBA

Você pode gostar...