COMO IMPLANTAR UMA OUVIDORIA SUS

 

  • OUVIDORIA EM SAÚDE

    A Ouvidoria em Saúde é um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde, relativos aos serviços prestados. A Ouvidoria, como componente da POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA, visa fortalecer os mecanismos de participação social e qualificar a gestão participativa do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Nessa perspectiva, este GUIA DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIAS DO SUS, tem por objetivo subsidiar a implantação de unidades de Ouvidoria, no âmbito do SUS.

    É fundamental para a consolidação do SUS que o cidadão tenha um espaço para solicitar informações sobre as ações e os serviços de saúde ou registrar sua sugestão, elogio, reclamação e denúncia, com resposta ágil e resolutiva à sua manifestação, visando à melhoria do atendimento prestado.

  • CRONOGRAMA PARA IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIA DO SUS

    Cronograma para implantação de Ouvidoria do SUS: O cronograma de implantação serve para orientar a localidade sobre os requisitos mínimos e a cronologia para a implantação do serviço de ouvidoria do SUS nos estabelecimentos de saúde. O cronograma deve ser preenchido e encaminhado para a Ouvidoria central da SESPA através do e-mail: ouvidoria@sespa.pa.gov.br para que sejam realizados os encaminhamentos cabíveis.

    ACESSE O CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO AQUI: