Maio Laranja

COMO TER ACESSO AOS MEDICAMENTOS

 

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário precisa, primeiramente, ser atendido por algum médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazer todos os procedimentos, exames necessários, e esclarecer a doença e o tratamento.

Com a receita, que contenha o nome do princípio ativo/denominação genérica (não pode ser o nome comercial do medicamento), o profissional de saúde deverá conferir se o medicamento prescrito consta na relação de medicamentos disponibilizados pelo SUS (RENAME) e verificar a qual Componente da Assistência Farmacêutica ele pertence.

Sabendo a qual Componente da Assistência Farmacêutica o medicamento faz parte, o profissional de saúde e/ou usuário poderá consultar no site da SESPA quais documentos e exames são necessários para a solicitação dos mesmos e o local onde pode retirá-los.

Para facilitar a organização da Assistência Farmacêutica, foram definidos blocos de financiamento e componentes, dividindo as responsabilidades entre os governos Federal, Estadual e Municipal. São eles:

Componente Básico da Assistência Farmacêutica – CBAF

Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF

Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica – CESAF