Conselho de Saúde atesta avanços no Complexo Hospitalar de Tucuruí

17/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

A Unacon já conta com novo mamógrafo

Melhorias no Complexo Hospitalar de Tucuruí, que compreende o Hospital Regional de Tucuruí e a Unidade de Oncologia (Unacon), foram assunto da reunião ocorrida na segunda-feira (16), em Belém, entre o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, e o diretor regional do Instituto Diretrizes, Robson Roberto Rosa. As melhorias são baseadas em relatório apresentado pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, Júlio Pinheiro do Carmo. Também foi anunciada, por Rômulo Rodovalho, a implantação da primeira Policlínica da região e do Centro de Hemodiálise.

Segundo o Relatório, antigas inconsistências observadas no Complexo, sobretudo na Unidade de Oncologia, haviam sido superadas. “Com o passar do tempo, mudanças foram implementadas pela equipe de coordenação do Instituto Diretrizes, e nessa oportunidade queremos parabenizar o governo do Estado por tudo que foi feito, pois as demandas da comunidade e do Conselho foram atendidas”, relatou Júlio Pinheiro.

No relatório, os membros do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí apontaram a ampliação no atendimento com duas alas para pacientes com a Covid-19; reformas e adequações em diversos setores do HRT; implementação de equipamentos que supriram as necessidades nas demandas, exames e diagnósticos, além da humanização no acolhimento à população e da manutenção do Pronto Socorro de portas abertas, possibilitando o atendimento de urgência e emergência aos pacientes com risco de morte.

Na Unidade de Oncologia houve a implantação de um mamógrafo, que veio atender à demanda crescente por exames de mama em mulheres da região do entorno do Lago de Tucuruí. No setor, segundo o relatório, atendimentos foram ampliados e as cirurgias mantidas com regularidade.

“Nossa função, como Conselho de Saúde, é buscar as melhorias necessárias ao atendimento de nossa população. Parabenizamos a Sespa e a gestão do hospital pelas mudanças observadas”, frisou Júlio Pinheiro, que na oportunidade solicitou a instalação do Centro Regional de Hemodiálise.

Atendimento ampliado – Ao final da reunião, o secretário Rômulo Rodovalho agradeceu a parceria e o empenho do Conselho de Saúde de Tucuruí, que reconheceu que com união e compreensão as mudanças são concretizadas. “Sentimo-nos felizes e com a missão de dever cumprido. Temos a convicção de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Em relação às demandas de atendimentos especializados na região, o secretário de Saúde Pública informou, ainda, que está sendo implantada a primeira Policlínica da Região do Lago de Tucuruí, que deve entrar em funcionamento nos próximos meses, assim como o Centro de Hemodiálise.

Texto: Mozart Lira/Sespa