Influenza

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA E INFORMÁTICA EM SAÚDE – CTIS

 

    • MISSÃO

      Prover soluções em tecnologia da informação, que gerem valor à instituição, combinando tecnologias inovadoras com talentos humanos especializados e qualificados para disseminação e democratização da informação em saúde.
    • VISÃO DE FUTURO

      Ser reconhecido como excelência na prestação de serviços de Tecnologia da Informação, proporcionando soluções apropriadas, inovadoras e de alto valor agregado para as unidades organizacionais, atendendo com eficiência e eficácia às demandas da instituição e, por consequência, da sociedade.
    • VALORES

      • Ética;
      • Integridade;
      • Compromisso;
      • Eficiência, eficácia e qualidade;
      • Postura Colaborativa;
      • Inovação;
      • Sustentabilidade;
      • Respeito aos clientes e Colaboradores.
    • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

      – Promover a Governança de TI;
      – Aprimorar a gestão de TI;
      – Aumentar a disponibilização e ampliar a maturidade de serviços públicos em saúde por meios eletrônicos.
      – Garantir a disponibilidade das informações por meios eletrônicos em conformidade com padrões de acessibilidade.
      – Fornecer serviços e aplicativos multiplataforma, priorizando soluções, programas e serviços baseados em software livre que promovam a otimização de recursos e investimentos em tecnologia da informação.
      – Investir na capacitação dos servidores de TI da SESPA.
    • ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA E INFORMÁTICA EM SAÚDE – CTIS

      A gestão da área de TI da SESPA é de responsabilidade da Coordenação de Tecnologia e Informática em Saúde – CTIS, a qual responde diretamente ao Gabinete do Secretário de Saúde e dá apoio a outros departamentos de TI independentes situados nos Hospitais, Centros Regionais e demais unidades vinculadas à SESPA.Atualmente a CTIS é composta por três gerências e uma assessoria, conforme a estrutura a seguir:

      Assessoria de Gestão Estratégica (Consultoria) PRODEPA/SESPA

      Responsável por assessorar as Gerências da CTIS, fornecendo uma visão mais ampla da tecnologia necessária para os objetivos do negócio e se manter atualizada com o que há de mais novo no mercado. A assessoria atua em tudo que envolve tecnologia na Secretaria, desde a estruturação da área de TI até a revisão e otimização de processos para proporcionar mais agilidade ao setor, além da redução de custos. Também atua no apoio à criação e atualização do Plano Diretor da empresa, observando e implementando as melhores práticas, a fim de que a CTIS consiga atingir os seus objetivos estratégicos.

      Gerência de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – GEADS

      Responsável pelo gerenciamento e suporte aos sistemas de saúde, bem como pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas de software que proporcionem automatização e ganho de desempenho para os servidores da Secretaria, além da produção de informações que auxiliem o processo de tomada de decisão, por meio da coleta e análise de dados contidos nos sistemas de saúde e nos sistemas desenvolvidos pela própria coordenação, com o objetivo de atingir a missão e objetivos estratégicos definidos.

      As principais funções atualmente desempenhadas pela GEADS são:

    • Desenvolvimento e apoio aos Sistemas de Saúde;
    • Desenvolvimento e apoio aos Sistemas Administrativos;
    • Gerência de Banco de Dados;
    • Desenvolvimento de Portais e Sites;
    • Georreferenciamento;
    • Administração institucional de E-mails.
    • Gerência de Redes, Infraestrutura e Segurança de Dados – GERIS

      Responsável pela elaboração de projetos, avaliação e identificação de soluções tecnológicas, pelo gerenciamento e suporte da infraestrutura de redes de computadores, sistemas de telecomunicações e central de Dados de Informação em Saúde do Estado do Pará.

      As principais funções atualmente desempenhadas pela GERIS são:

    • Projetos de Infraestrutura de Redes;
    • Implantação e gerenciamento de rede;
    • Implantação, monitoramento e atualização de servidores de rede;
    • Monitoramento e avaliação dos links de acesso à internet;
    • Gerenciamento de Infraestrutura de Data Center;
    • Gerenciamento de Infraestrutura de Videoconferência.
    • Gerência de Suporte – GESUP

      Responsável por gerenciar as atividades da área de suporte técnico aos usuários,  efetuar a manutenção preventiva e corretiva de softwares e Hardwares, controlar o desempenho dos recursos técnicos instalados e fornecer sugestões para a Secretaria sobre possíveis melhorias.

      As principais funções atualmente desempenhadas pela GESUP são:
      Atendimento ao Usuário (Central);
      Suporte técnico em software;
      Suporte técnico em hardware;
      Manutenção de cabeamento lógico.

    • CONTATOS

      Coordenação de Tecnologia e Informática em Saúde – CTIS:
      E-mail: tecnologia.coordenacao@sespa.pa.gov.br
      Marcos Oliveira Silva (Coordenador)
      Celular institucional: (91) 98116-7719
      E-mail: marcos.silva@sespa.pa.gov.br

      Assessoria de Gestão Estratégica – PRODEPA/SESPA
      E-mail: tecnologia.coordenacao@sespa.pa.gov.br
      Roberto Alves Amanajás (Consultor)
      Email: roberto.amanajas@prodepa.pa.gov.br

      Gerência de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – GEADS;
      E-mail: tecnologia.sistemas@sespa.pa.gov.br
      Luiz Fernando Covre (Gerente de Sistemas)
      E-mail: luiz.covre@sespa.pa.gov.br

      Gerência de Redes, Infraestrutura e Segurança de Dados – GERIS;
      E-mail: tecnologia.redes@sespa.pa.gov.br
      Cristiano Rogério Oliveira dos Santos (Gerente de Redes)
      E-mail: cristiano.santos@sespa.pa.gov.br

      Gerência de Suporte – GESUP;
      E-mail: tecnologia.suporte@sespa.pa.gov.br
      Luiz Junior Silva dos Santos (Gerente de Suporte)
      E-mail: luiz.ssantos@sespa.pa.gov.br

      Geral;
      Telefones: (91) 4006-4277 / 4328
      E-mail: tecnologia@sespa.pa.gov.br
      Endereço: Av. João Paulo II, nº 602 – 1º Andar – Marco – Belém – Pará