Crianças com deficiência recebem apoio nutricional no Centro de Reabilitação para melhorar o desenvolvimento

Crianças com deficiência recebem apoio nutricional no Centro de Reabilitação para melhorar o desenvolvimento

30/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O serviço de Nutrição contribui decisivamente para a assistência de qualidade, segura e humanizada no CIIR

Referência no atendimento a Pessoa com Deficiência (PcD) de todas as faixas etárias, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), oferece, entre elas, o serviço de Nutrição, que contribui decisivamente à assistência de qualidade, segura e humanizada, especialmente os pequenos usuários de zero aos 16 anos, com algum tipo de deficiência, que representam um grupo de grande vulnerabilidade devido ao crescimento rápido e a imaturidade fisiológica e imunológica.

De acordo com a nutricionista Clínica do CIIR, Siriana Mansur Capra, é importante uma boa nutrição desde os primeiros anos de vida das pessoas. “Isso é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Inadequações no consumo de nutrientes podem comprometer o estado nutricional e levar ao desenvolvimento de carências ou excessos nutricionais”, observou a profissional.

Segundo a profissional, no Brasil, as deficiências de ferro e vitamina A são as carências de micronutrientes com maior incidência e representam um problema de saúde pública, assim como os excessos, principalmente de carboidratos refinados, açúcares e gorduras saturadas que são responsáveis pelo aumento significativo nas taxas de obesidade infantil.

Há três anos em tratamento no CIIR, o pequeno Caio da Silva de Almeida, 6 anos e, sua mãe, Vitória Juliana Tavares da Silva , 26, já percebe muitos avanços globais em seu filho, que também está passando pela apoio da Nutrição. “Antes eu não tinha noção do ele podia ou não para comer e, por isso havia algumas restrições alimentares. Hoje, ele se alimenta melhor e de foram amais saudável com uma comida mais natural. A Dra. Siriana fez importantes ajustes na dieta balanceada dele”.

Vitória da Silva é a constante acompanhante dele que, assim como ela, adora o atendimento prestado pela equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação, onde ele faz também atendimento com Terapia Ocupacional (T.O), fonoaudiologia e já  identifica as cores, ganhou mais autonomia nas atividades em casa. “Hoje ele é muito mais independente” afirmou a mãe de Caio, que tem paralisia cerebral. Segundo a nutricionista, ele está em eutrofia, dentro do padrão de normalidade de peso e altura para a idade.

Siriana Mansur Capra, nutricionista Clínica do CIIR

“As doenças carenciais tendem a aumentar em crianças com restrições alimentares. Uso de sondas nasogástricas por longos períodos e gastrostomias. Se não houver acompanhamento de profissionais podem aumentar a susceptibilidade das crianças a diarréia, infecções e perda de peso. Por isso se faz tão necessária avaliação nutricional e o acompanhamento nutricional periódico para ajustes de distribuição correta das dietas”, explicou, Siriana Mansur.

Ela pontuou ainda que é importante também os pais ou responsáveis pela crianças atentarem para desidratação das crianças com deficiência, que pode ser um problema bem recorrente visto que algumas deficiências, o processo de deglutição se encontra prejudicado, dificultando a entrada de água no organismo.

A nutricionista Clínica finaliza ao declarar que, independente da deficiência que a criança apresente, adequar o aporte calórico sempre respeitando a individualidade e as necessidades de micro nutrientes e água são fundamentais para não comprometer a maturação do sistema nervoso, visual, mental e intelectual desse grupo. “A alimentação adequada na infância contribui para o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis, que refletirão não apenas em curto prazo, mas também na vida”, complementou Sirina Mansur que nesta terça-feira (31), comemora o Dia do profissional de nutrição, junto com sua equipe.

Estrutura de atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário, através do Sistema de Regulação.

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: 4042-2157/58/59.

Texto: Vera Rojas/CIIR
Fotos: Divulgação