Crianças da Classe Hospitalar do Oncológico Infantil voltam às aulas

Crianças da Classe Hospitalar do Oncológico Infantil voltam às aulas

15/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Durante o evento as crianças em tratamento contra o câncer realizaram experiências lúdicas nas áreas de Física e Astronomia

A volta às aulas da Classe Hospitalar Prof. Roberto França, do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, foi marcada por descobertas e muita alegria. Nesta terça-feira (15), os estudantes, acompanhantes e professores foram surpreendidos com as demonstrações lúdicas e interativas de experimentos nas áreas de Física e Astronomia.

A abertura do ano letivo contou com a participação especial do doutor e mestre em Física, Luís Carlos Crispino, pesquisador e professor titular do Curso de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Crispino, esteve acompanhado de três bolsistas do Curso de Física da instituição, que o auxiliaram na apresentação.

Durante o evento, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de interagir com algumas experiências práticas nas áreas de mecânica dos sólidos, mecânica dos fluídos, física térmica, ondulatória, óptica e eletromagnetismo.

Recém-matriculada no 7º ano do ensino fundamental, Marcelly Carvalho, de 12 anos, manteve fixa sua atenção durante toda a apresentação. A jovem, natural do Município de Mocajuba, está há dois meses em tratamento contra um linfoma de Hodgkin.

Mesmo tímida, a estudante comentou sobre a programação do seu primeiro dia de aula na Classe Hospitalar. “Foi bem legal e divertido, aprendi coisas novas. Espero que aconteça mais vezes”, disse Marcelly.

A ação contou ainda com a presença da coordenadora do Programa Hospitalar e Atendimento Domiciliar da Seduc, Fernanda Ataíde da Costa; a diretora Financeira e Administrativa, Gilvânia Oliveira; e o diretor Técnico, José Miguel Alves Júnior, ambos do Oncológico Infantil.

Para o professor Crispino, o ponto principal dessa atividade é a troca de aprendizado

Para o professor Crispino, o ponto principal dessa atividade é a troca de aprendizado. “Cada vez que você entra numa sala de aula é uma oportunidade de aprender. Eu vim aqui não para ensinar, mas para aprender como interagir com crianças e nas condições que elas se encontram nesse momento da vida. Hoje, eu aprendi muito com elas”, ressalta o doutor em Física, que adaptou o conteúdo da aula para facilitar o entendimento e interação com o público infantojuvenil.

O pequeno Alec Renato dos Santos, de sete anos, residente do Bairro Pratinha II, em Belém, ficou bastante empolgado com a novidade. O menino, também estreando na Classe Hospitalar, vai cursar o 1º ano do ensino básico. “Gostei do experimento da bola voando e do raio saindo na bola de vidro. Achei incrível, foi um sucesso”, disse com animação.

O Programa Classe Hospitalar é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. De acordo com Núcleo de Educação Permanente do Oncológico Infantil, a Classe Hospitalar da unidade conta com 22 alunos matriculados em diferentes séries dos ensinos fundamental e médio.

O Programa Classe Hospitalar é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

As classes hospitalares asseguram o acesso de crianças e adolescentes em tratamento oncológico à educação, possibilitando um enfrentamento menos traumático e minimizando os prejuízos no retorno às atividades convencionais após a alta.

O Hospital Oncológico Infantil integra a rede de saúde pública do Governo do Estado do Pará e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. A unidade atua como principal referência em oncologia pediátrica no Norte do país, atendendo crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos, oriundos de municípios do Pará e do Estado do Amapá.

Texto: Secom
Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará