Crianças do Hospital Oncológico Infantil participam de oficina de ovos de chocolate

Crianças do Hospital Oncológico Infantil participam de oficina de ovos de chocolate

13/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A atividade reuniu crianças que frequentam a Classe Hospitalar e as atendidas pelo serviço ambulatorial

Quando o assunto é doce, não há criança que resista, ainda mais se tem chocolate. Aproveitando a celebração da Páscoa, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, realizou mais uma edição do Projeto Canto do Chefe, que estimula crianças em tratamento oncológico a preparar pequenas refeições.

Na edição especial de abril, realizada na terça-feira (12), participaram as crianças que frequentam a Classe Hospitalar e as atendidas pelo serviço ambulatorial. Elas fizeram ovos de chocolate com pitadas de hortelã. A receita utilizou o chocolate 70% cacau, meio amargo, com menos açúcar e sem lactose.

Um dos ingredientes utilizados na receita, a hortelã, foi colhida no “Cantinho Verde”, nome da horta hospitalar implantada no final de 2020 pelo Setor de Sustentabilidade do Hospital Oncológico Infantil. A horta produz chicória, hortelã, cariru, jambu e até tomate.

Para o preparo do ovo, uma criança, de cada vez, observou o passo a passo do preparo e ajudou a mexer a massa de chocolate. Cada uma ajudou ainda a embalar o ovo de Páscoa personalizado, que levou um adesivo com a inscrição Páscoa dos Maninhos.

Entre as cinco crianças que participaram da ação gastronômica estava Kevelly Soeiro, 09 anos, natural do município de Colares, na região Nordeste. A menina está fora de tratamento há cerca de um ano, mas continua fazendo o acompanhamento com consultas e exames periódicos até a alta médica definitiva. “Achei muito legal mexer na massa; gostei muito”, contou Kevelly.

O preparo do alimento teve a ajuda especial da voluntária Brenda Vasconcelos, nutricionista e gastrônoma, que participou do projeto pela segunda vez. “Hoje eu vim passar por esta experiência maravilhosa, de poder ajudar a confeccionar os próprios ovos de Páscoa dessas crianças, que sempre precisam de muita alegria e amor”, ressaltou.

A funcionária do Escritório de Experiência do Paciente, Elizabeth Cabeça, destacou que “esta ação é importante, pois causa um impacto positivo nas crianças. Proporciona novas experiências para o paciente no ambiente hospitalar, quebrando a rotina do tratamento e cuidando dele na sua integralidade”.

A voluntária Brenda Vasconcelos esteve ao lado das crianças na preparação dos ovos

Atividade terapêutica – O Projeto Canto do Chefe é coordenado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Oncológico Infantil. É uma atividade terapêutica na luta contra o câncer, além de incentivar a autonomia, criatividade e a sociabilidade dos pequenos pacientes, por meio da interação com outras pessoas.

Para a coordenadora do SND, Renata Porto, a ação proporcionou diversos benefícios. “Aproveitamos o momento especial da Páscoa para estimular o sentimento de alegria e o senso de criatividade, e contribuir com o processo de sociabilização, fazendo o momento de celebração se tornar algo lúdico, agradando a todas as crianças”, acrescentou.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é a principal referência no Norte do País no diagnóstico e tratamento do câncer em crianças e jovens, de 0 a 19 anos. Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, a unidade pertence ao Governo do Pará e atende cerca de mil pacientes por mês, oriundos de vários municípios do Pará e de estados vizinhos, como o Amapá.

Texto: Emanuel Jadir/HOIOL

Fotos: Divulgação