Crianças do Oncológico Infantil recebem visita do cãozinho Alecrim

Crianças do Oncológico Infantil recebem visita do cãozinho Alecrim

21/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

A segunda edição da Visita Pet animou meninos e meninas em tratamento contra o câncer na unidade, em Belém

Os pacientes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade pertencente ao governo do Estado, em Belém, tiveram uma experiência especial na manhã do dia 18, deste mês. Sorrisos, alegrias e muito carinho marcaram a segunda edição do Projeto Visita Pet, que promove a interação de cachorrinhos com as crianças internadas.

No mês em que é comemorado o Dia Nacional dos Animais, o Escritório de Experiência do Paciente (EEP) do hospital colocou em ação o trabalho de Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como Pet-terapia.

Desta vez, quem visitou o Oncológico Infantil foi um estreante, de nome Alecrim, que atraiu a atenção de todos. Alecrim é um cão policial de um ano e um mês de vida, que vem da mistura das raças golden retriever com border colie.

A pequena paciente e o pet interagindo harmoniosamente

O animal chegou ao hospital fantasiado de Homem-Aranha e esbanjou simpatia, carinho e animação entre os pacientes, principalmente, entre as crianças.

Stella Gabrielly, de quatro anos de idade, ficou deslumbrada com a presença de Alecrim. Internada há 16 dias e iniciando o tratamento contra um tumor na região abdominal, a menina, de Marabá, foi uma das crianças que mais interagiu com o animal.

“Eu gostei muito do cachorro, eu brinquei com ele”, contou a garotinha animada, após abraços no ilustre visitante. O ponto alto foi quando Stella Gabrielly conseguiu dar o comando para o cão cumprimentá-la. O cachorrinho, sob o comando da criança, levou uma das patas até às mãos da menina.

Para a assistente Elizabeth Cabeça, que integra a equipe de Experiência do Paciente, “esse tipo de atividade ajuda no tratamento da saúde emocional e física dos pequenos, além de garantir alegria”.

Durante a ação, o animal esteve na companhia da médica veterinária, Marina Coutinho, 2º Tenente, e do Comandante, Tenente-coronel Gabriel. Os dois integram o Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará.

Integrantes do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará com os pacientes

Alecrim foi treinado desde filhote para se relacionar com crianças e idosos. “Sua missão é visitar escolas, creches, asilos e hospitais, espalhando alegria e amor por onde passa”, explicou a Tenente Marina Coutinho.

A coordenadora de Enfermagem do Oncológico Infantil, Michelle Kzam, informou que a ação é essencial na assistência aos pacientes. “Isso contribui no processo de hospitalização das crianças. Vê-las animadas em recreações que proporcionam bem-estar nos enche de esperança”, comentou.

O Hospital Oncológico Infantil é uma unidade do Governo do Estado do Pará, que atua como principal referência em oncologia pediátrica no Norte do País. A unidade presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Emanuel Jadir/HOIOL

Fotos: Bruno Cecim/Ag.Pará