Em Marabá, cadeirantes recebem equipamentos no último dia do ‘Cidadania Por Todo o Pará’

Em Marabá, cadeirantes recebem equipamentos no último dia do ‘Cidadania Por Todo o Pará’

12/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Os equipamentos foram entregues a pessoas previamente cadastradas e com laudos que comprovaram a necessidade

A Fundação ParáPaz e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) entregaram 53 cadeiras de rodas no último dia da programação do “Cidadania Por Todo o Pará” em Marabá, no sudeste do Estado, durante esta quinta-feira (12). Os equipamentos foram entregues a pessoas – ou seus representantes – que se cadastraram previamente e comprovaram a necessidade, por meio de laudos comprobatórios.

A coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência, Iracy Tupinambá, explica que as doações foram feitas após surgimento de demanda espontânea. “Por meio dos documentos apresentados uma equipe médica faz a avaliação e libera a cadeira mais adequada à patologia”, detalha.

“Muito importante e gratificante, para nós, entregar um produto de qualidade, e com o governo se fazendo presente”, reforça Iracy.

Priscila Amorim tem 32 anos, cabeleireira, e esteve no Centro de Convenções Leonildo Rocha, onde ocorreu a programação desde a terça-feira (11), para resgatar uma cadeira para o pai, o aposentado Juraci Gomes, 73 anos.

Priscila Amorim levou o pai Juraci Gomes, de 73 anos, para buscar uma cadeira de rodas

“Ficamos sabendo dessa oportunidade, trouxemos laudo e recebemos o encaminhamento. A cadeira que meu pai usa está velha, enferrujada e não suporta mais o peso dele. Precisávamos de uma cadeira bem mais confortável, adequada e que custa caro. Esse tipo ação é muito necessária, espero que tenhamos muitas outras mais”, relata.

A servidora pública Dora Silva, de 38 anos, foi também buscar o equipamento que será usado pelo primo, de 17 anos, que está acamado e sem os movimentos do corpo após um acidente de moto.

“Até o momento, ele não tem cadeira e precisa de uma que seja especial, um tipo que a família não tem como comprar. Essa ação vem em boa hora, o atendimento foi humanizado, estão todos de parabéns”, elogiou.

Texto: Carol Menezes/Secom
Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará