Em um dia, Policlínicas itinerantes garantem mais de 2 mil atendimentos

Belém, Pará, Brasil. 2ª SEMANA POLICLÍNICA NEL SEDUC – 22/02/2021

Cinco Policlínicas itinerantes, instaladas na Grande Belém e no interior do Estado, têm reforçado de forma significativa o atendimento de saúde a pacientes com sintomas da Covid-19. Somente nesta quinta-feira (18), foram realizados 2.223 atendimentos a partir dos serviços ofertados nessas unidades, como consulta médica, avaliação de enfermagem e exame RT-PCR – específico para detectar a presença do vírus no paciente.

Na poli instalada no estacionamento do Hangar, foram 515 atendimentos; no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação, foram 487 atendimentos; Mangueirinho, 634 atendimentos; na Poli em Outeiro, 300 atendimentos; e na Poli itinerante no município de Placas, no oeste paraense, foram 287 atendimentos. Nesse município, a unidade permanece até hoje (19).

Alessandra Amaral, coordenadora da Poli Itinerante, afirma que a estratégia de levar a policlínica para outros pontos garante o acesso da população aos serviços ofertados nas unidades. “Verificamos que ainda há uma grande procura de todos os atendimentos que o Estado oferece. Estamos trabalhando com cota máxima para a capacidade de médicos que são levados para as polis”, conta.

Desde a triagem – primeira etapa do atendimento – até o teste de Covid-19 – quando há necessidade -, Alessandra diz que o principal perfil dos pacientes é de quadro com sintomas leves e moderados da doença provocada pelo novo coronavírus. “A gente suspeita, principalmente quando há presença de febre, dor de garganta, perda de paladar, perda do olfato e cansaço”. “O resultado do exame específico para Covid-19 é liberado de dois a quatro dias. Enquanto isso, o paciente recebe toda a orientação necessária”, completa. “É uma medida que vem dando certo porque a gente consegue, em tempo, evitar que a doença evolua com o tratamento precoce”, reforça.

Além disso, para reforçar o atendimento médico da população da região metropolitana de Belém, o Governo do Pará mudou o perfil do programa TerSaúde, que passou a reforçar, aos finais de semana, o combate ao novo coronavírus.  As próximas ações serão realizadas nos bairros da Cabanagem, Icuí-Guajará, Jurunas e Guamá.

SERVIÇO:

Policlínicas Itinerantes do Estado:

Mangueirinho – Arena Guilherme Paraense, Portão 05. Avenida Augusto Montenegro, S/N, Km 03.
Horário: de 8h às 17h, de segunda-feira a sábado.

Estacionamento do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Avenida Dr. Freitas S/N.
Horário: de 8h às 17h, de segunda-feira a sábado.

Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) – Travessa Dom Romualdo de Seixas, número 1215, (entre a rua Diogo Móia e a travessa Oliveira Belo).
Horário: de 8h às 17h de segunda-feira até sábado.

Texto: Michelle Daniel/NGTM

Você pode gostar...