Entre as capitais, Belém mantém liderança no índice de isolamento social

Belém teve 49,33% da população permanecendo em suas casas e o Pará com 43,45% manteve a segunda posição entre os estados

Belém registrou pelo segundo dia consecutivo o melhor índice de isolamento social por capital no Brasil. Na quarta-feira, 17, segundo dia de bandeiramento preto (lockdown) em cinco cidades da Região Metropolitana, Belém teve 49,33% da população permanecendo em suas casas e o Pará também manteve a segunda posição entre os estados brasileiros com 43,45%. Os dados foram divulgados nesta quinta (18), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Os dados, atualizados diariamente pela plataforma In Loco, demonstram um aumento em relação ao primeiro dia de lockdown. O índice marcado em Belém aproxima-se dos 50%, recomendado pelas autoridades sanitárias para redução do contágio pelo novo coronavírus.

Desde quarta (17), na Região Metropolitana, os agentes de segurança deram início a aplicação de multas em casos de descumprimento das normas previstas no Decreto 800/2020, o que pode ter contribuído para o aumento do índice. De 00h01 até às 23h59 de quarta-feira (17), foram registradas 81 multas, sendo 72 de pessoa física e 9 de pessoa jurídica.

Estratégia – A parceria com a empresa que desenvolveu o programa de monitoramento do isolamento social contribui com as estratégias de fiscalização, policiamento e formação de barreiras pelos órgãos de segurança, afirma o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“Além de acompanhar o monitoramento nas cidades do Pará como um todo, nós também temos como analisar, em especial, Belém e Ananindeua”. Nessas cidades, explica Ualame, verifica-se o isolamento social por bairro, o que é fundamental para execução das ações de policiamento. “Detectamos, assim, os bairros que estão com menor isolamento social e neles focamos as nossas ações”, afirma.

Além de Belém, as taxas de isolamento foram de 45,5%, em Ananindeua; Marituba (42,2%), Santa Bárbara (40,8%) e Benevides (43,9%)

Índices na Região Metropolitana – Nos municípios da RMB que estão em lockdown, as taxas de isolamento foram: Ananindeua (45,5%), Marituba (42,2%), Santa Bárbara (40,8%) e Benevides (43,9%).

Em Belém, os melhores índices de isolamento social foram registrados no Telégrafo (65,7%), Marambaia (63,5%) e Maracangalha (63,4). Os piores registros aconteceram em Ponta Grossa (30,3%), Parque Guajará (32,6%) e Águas Negras (33,3%).

Em Ananindeua, os piores índices foram apontados nos bairros: Geraldo Palmeira (30,3%), Icuí (32,8%) e Águas Lindas (33,3 %). Os que mais respeitaram foram: Centro (60,0%), 40 Horas (58,3%), e Cidade Nova V (57,1%).

 

 

Texto: André Macedo /Segup

Fotos: Bruno Cecim/Ag. Pará

Você pode gostar...