Equipe da Sespa monitora atendimento ao câncer de mama e de colo uterino no interior

Equipe da Sespa monitora atendimento ao câncer de mama e de colo uterino no interior

17/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

A equipe da Sespa orientou profissionais das unidades de saúde dos municípios

Para aprimorar a rede de saúde do Estado a destinada ao atendimento de câncer de mama e câncer de colo de útero, a Coordenadoria Estadual de Atenção Oncológica (Ceao), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), monitora as unidades de saúde em todas as regiões. Nesta semana, nos dias 15 e 16 (terça e quarta-feira), a equipe visitou o Centro de Saúde de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, e o Hospital Municipal de Santo Antônio do Tauá, na região Nordeste.

Aproveitando a campanha de prevenção Março Lilás, a Sespa desenvolve uma programação sobre o combate ao câncer de colo do útero. O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destacou a importância de monitorar o atendimento da rede de saúde. “A atenção à saúde da mulher no Estado é constante, mas o Março Lilás serve para reforçarmos os cuidados e lembrar a importância do diagnóstico precoce. Temos o compromisso de manter as equipes das unidades de saúde atentas e promover a busca de mulheres que estejam em algum dos grupos de risco”, informou.

O monitoramento da Sespa é constante

O diagnóstico precoce é a principal forma de combate aos dois cânceres mais comuns entre as mulheres. Diferentemente da média nacional, em que o câncer de colo de útero é o terceiro com maior incidência entre a população feminina, na região Norte é o que mais acomete mulheres. Portanto, é necessária atenção constante para enfrentar a doença.

Na visita ao Centro de Saúde de Santa Izabel, a equipe da Ceao se dedicou principalmente a instruir os profissionais da unidade para avaliar o uso dos novos equipamentos de exames cedidos à unidade, como o colposcópio, utilizado para detecção de possíveis tumores no colo do útero ou outro tipo de lesão causada pela contaminação pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

Outra preocupação da equipe foi salientar a todos os profissionais envolvidos no atendimento a necessidade de manter o Sistema de Informação do Câncer (Siscan) atualizado, como forma de auxiliar toda a rede de saúde do País a rastrear os casos.

Mamógrafo – Em Santo Antônio do Tauá, os profissionais da Ceao também acompanharam a instalação do novo mamógrafo da unidade, que brevemente estará disponível para utilização pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Monique Farias, técnica da equipe da Ceao, ressaltou a importância das visitas presenciais às unidades. “Precisamos mostrar para os médicos, enfermeiros, funcionários da regulação, entre outros profissionais dos hospitais, a importância de acompanhar o sistema e ajudar na busca de mulheres que estejam nos grupos de risco e sem os exames atualizados”, disse a técnica.

Ainda em março, nos dias 28 e 29, a equipe da Ceao estará nos municípios de Cametá, no Baixo Tocantins, e Magalhães Barata, no Nordeste, para monitorar a oferta de serviços de prevenção e tratamento de câncer.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: Divulgação