Equipe do Hospital Geral de Ipixuna do Pará adere ao Março Lilás em prevenção ao câncer uterino

“Autocuidado: todos juntos na prevenção do câncer” é o tema da campanha “Março Lilás”, que o Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), no nordeste paraense, aderiu com a finalidade de alertar sobre a importância da atenção à saúde feminina, sobretudo, ao diagnóstico precoce do câncer uterino.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em 2019, foram diagnosticados 657 novos casos de câncer de colo de útero no Pará. Em 2020, foram registrados 201 casos da doença, sendo que deve ser considerada a subnotificação causada pela pandemia da Covid-19.

O câncer do colo de útero ainda é o mais recorrente entre as mulheres paraenses, seguido pelo câncer de mama. Para este ano, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que ocorram 720 novos casos desse tipo de câncer no Pará.

Conforme o diretor Técnico do Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), o médico Clínico, Frank Melo de Nazaré, o câncer de colo uterino consiste em uma patologia de crescimento lento e insidioso, iniciado a partir de transformações intraepiteliais progressivas no colo do útero.

Ainda segundo o médico, essas transformações são chamadas de lesões precursoras que, na maioria das vezes, são totalmente curáveis, mas, se não tratadas, depois de muitos anos, podem se transformar em câncer. Geralmente em torno de 10 a 15 anos, com o pico de sua incidência na faixa etária de 45 a 50 anos.

Segundo Frank Nazaré, a infecção no colo do útero causada pelo vírus HPV, por meio das relações sexuais é a principal forma de adquirir a doença e conhecer os sintomas pode servir de alerta sobre, embora inicialmente, na maioria das vezes, ela seja assintomática.

“Quando sintomático, o câncer de colo de útero pode apresentar dor e sangramento anormal. O sangramento é o sintoma mais comum em mulheres com a doença, e normalmente não está associado ao período menstrual, e muitas vezes, ocorre pós-coito”, orienta o médico.

Ele informa que em estágios mais avançados de neoplasia, pode haver queixa de leucorréia vaginal (corrimento vaginal, que pode ser crônico ou agudo) fétida e dor, resultantes de processos inflamatórios, associados ou não à infecção do tumor.

Dr Frank Melo

“Às mulheres com idade a partir de 25 anos, que já tenham iniciado a atividade sexual e que tenham a cérvice- até a idade de 64 anos, é aconselhável que façam o exame preventivo Citopatológico, também conhecido como Papanicolau, disponível nas unidades básicas de saúde. Após dois exames consecutivos anuais negativos, o exame pode ser feito de três em três anos”, orienta.

O exame preventivo é uma das opções de prevenção do câncer de colo de útero, mas não é a principal. Segundo o médico, a forma mais segura de prevenção é a vacina contra o HPV, fornecida pelo Ministério da Saúde (MS) de forma gratuita nos postos de Saúde desde 2014 para meninas, e desde 2017, para meninos.

Além da rede pública, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacinação preventiva contra o HPV pode ser encontrada em clínicas particulares para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. As duas doses são administradas com intervalos de 6 meses.

“O câncer de colo de útero pode ser prevenido não só por meio da vacinação, uso de preservativos e realização de exames periódicos. Evitar o tabagismo e diminuir o número de parceiros sexuais, também são formas eficazes de prevenção da doença”, finaliza o médico.

Prevenção– A equipe do HGI, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), vem desenvolvendo ações de educação em saúde durante todo o mês, nas áreas de atendimento, para colaboradoras, usuárias e acompanhantes, com a realização de palestras e distribuição de material educativo.

Serviço – O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), é um órgão do Governo do Estado, que presta assistência de baixa e média complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Telefone (91) 3811-2631.

Texto: Joelza Silva/HJB

Você pode gostar...