Serviço de Atendimento ao Usuário registra satisfação de usuários do Hospital Jean Bitar

Equipe técnica do Hospital Jean Bitar mostra as cartinhas recebidas dos usuários, com elogios à qualidade do atendimento recebido

Todo os dias, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do Hospital Jean Bitar (HJB) tem registrado elogios e depoimentos de satisfação de usuários assistidos pelos profissionais da unidade. Instalado para ouvir a opinião dos pacientes e familiares, o SAU tem reservado grata surpresa a colaboradores da instituição.

De acordo com o hospital, o SAU é um canal de comunicação e relacionamento com o usuário, e busca soluções para os atos de atendimento, a fim de superar a expectativa do usuário, com a mensuração do nível de satisfação, por meio da opinião de quem utiliza os serviços do Jean Bitar.

O setor recebe, registra, conduz e responde as demandas – solicitações, reclamações, sugestões e elogios – dos cidadãos que fazem parte da comunidade interna ou externa do hospital através das pesquisas de satisfação, buscando o aprimoramento de seus serviços e a melhoria na instituição.

“Aos representantes deste setor é confiada a função de acolher e ouvir as solicitações, reclamações, elogios e sugestões que partem daqueles que sentiram necessidade de um contato mais direto com a instituição. Ações como visitas diárias aos usuários internados, com aplicação de pesquisa de internação e alta hospitalar, assim como usuários a nível ambulatorial. Tomada de providências imediatas e corretivas dos problemas detectados, deverão trazer resultados positivos quanto ao grau de satisfação do usuário”, destaca a supervisora do SAU, Mabelle Pereira.

O SAU, por intermédio da busca ativa e pesquisas periódicas, trabalha em prol da qualidade e da melhoria dos serviços prestados. O hospital também disponibiliza caixas de sugestões distribuídas pelas dependências para facilitar a comunicação do usuário com a instituição.

MONITORAMENTO – “O SAU é de grande importância para a melhoria contínua dos nossos serviços, pois com a mensuração da qualidade do que ofertamos, por intermédio da opinião dos usuários, podemos fazer o monitoramento e acompanhamento das necessidades de melhoria, com base nos índices de satisfação e relatório mensal de atividades do atendimento da equipe do HJB”, ressalta o diretor Executivo, Giovani Merenda.

De acordo com Mabelle Pereira, todo mês são enviadas às coordenações, os elogios registrados no SAU e solicitado que seja divulgado entre as equipes. “Ao colaborador é citado no elogio entregamos a mensagem dentro de cartinha para sua ciência. Temos também o mural do SAU, onde são divulgadas as fotos dos colaboradores citados nas pesquisas aplicadas no mês”, acrescenta a supervisora.

“Eu procuro sempre fazer o melhor pelo meu paciente, me colocando no lugar dele, tratando-o como ele merece ser tratado: com cuidado, amor e humanização, sem esquecer a nossa missão, que é prestar um atendimento de qualidade, seguro e humanizado, a todos quantos precisarem dos nossos serviços. Quando a gente ama o que a gente faz, a gente se dedica e faz com muito amor. Isso faz bem não só para os nossos usuários, mas também para nós. É algo benéfico para todos. Mesmo que eu não esteja em um dia bom, já que todos nós temos problemas, eu jamais deixo transparecer ou refletir no meu atendimento”, declara a profissional”, afirmou a técnica de Enfermagem do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do HJB, Susely Sampaio, um dos colaboradores elogiados em janeiro de 2021.

“Quero agradecer a todos que trabalharam ajudando a gente, enquanto estivemos aqui no Hospital Jean Bitar. Quero parabenizar, em especial, os profissionais: Edmilson, Franci, Iranilce, Max, Suzi, Edson, Alessandro, Giovani, Silas, Alexandre e o senhor Raimundos”, citou a usuária Edilena  Silva Tavares, se referindo a profissionais da Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, CTI e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Texto: Joelza Silva/HJB

Foto: Ascom/HJB

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