Estado amplia leitos de UTI no Hospital dos Caetés com entrega de 27 novos respiradores

Os respiradores enviados pelo Governo do Pará ao Hospital Regional dos Caetés, em Capanena, no nordeste do Estado, já foram testados e instalados. Os 27 equipamentos são parte dos 120 adquiridos por meio de articulação com o Ministério da Saúde, que chegaram à capital paraense na sexta-feira (22), e dos 10 recuperados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Estamos buscando avançar na ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para salvar a vida da nossa população. E, particularmente aqui na região dos Caetés, o hospital estava com dez leitos de UTI. Estamos incrementando esse número, que agora chega a 37, todos com respiradores funcionando, monitores paramétricos, bombas de infusão e toda a estrutura para colaborar no enfrentamento”, afirmou o chefe do Poder Executivo, Helder Barbalho.

Leitos de UTI darão suporte aos casos graves de Covid-19

Com os novos aparelhos, a unidade passa a dispor de 68 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave, sendo 31 clínicos e 37 de UTI.

Além da melhoria na estrutura, o Governo do Pará também comprou Azitromicina, Hidroxicloroquina e Cloroquina para Capanema. A medicação integra o protocolo terapêutico do Ministério da Saúde para o tratamento de Covid-19. Contudo, a decisão final do uso cabe aos pacientes, a partir de prescrição do médico, que também deve informar sobre os efeitos colaterais.

Prefeito de Capanema Chico Neto

“Desde o primeiro momento, temos tomado todas as medidas necessárias, orientando a população sobre a prevenção contra a doença. A vinda de mais 27 leitos de UTI por parte do Estado aumenta a estrutura para o atendimento dos casos mais graves da doença”, complementou o prefeito de Capanema, Chico Neto.

Atendimento – A partir de 1º de maio, o hospital disponibilizou 100% da sua capacidade para o atendimento de pacientes vítimas da pandemia, oriundos tanto de Capanema quanto dos outros 15 municípios localizados na região dos Caetés. Até agora, a unidade realizou 88 internações e deu alta para 39 pacientes recuperados da doença.

Diretor geral Lucas Mazziero

“É um desafio muito importante. Estamos fazendo a capacitação de todos os profissionais para receber estes pacientes. Os novos equipamentos pretendem dar conta desta demanda de pessoas que precisam de atendimento intensivo e desafogar as unidades no Município”, disse Lucas Mazziero, diretor geral do Hospital.

Ampliação – Com a chegada dos respiradores, o Pará aumentará para 520 a quantidade de leitos de UTI específicos para pacientes de Covid-19. “Estamos avançando com as ações da Policlínica e também com leitos de UTI no Hospital Santa Maria Zacaria, em Bragança, e, nos próximos dias, com a entrega do Hospital Regional de Castanhal, nós estaremos reforçando ainda mais esta estrutura de saúde para a região nordeste”, concluiu o governador.

Texto: Bárbara Brilhante/PGE

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Você pode gostar...