Estado monta força-tarefa com 28 veículos para intensificar combate ao sarampo no interior

O governador Helder Barbalho (d) e o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, diante da frota de veículos que auxiliará o combate ao sarampo no interior

O Governo do Pará garantiu neste sábado (22) a infraestrutura de transporte para intensificar o combate ao sarampo em 18 municípios do interior, que atualmente concentram a maioria dos casos da doença no Estado. Após o plantio simbólico de árvores no Parque Urbano Porto Futuro, na tarde de hoje, o governador Helder Barbalho autorizou o uso de 28 veículos pela força-tarefa montada pela Secretaria de Saúde Pública (Sespa), que desenvolverá ações nos municípios no período de 24 de agosto a 23 de setembro.

“Os carros serão utilizados para fazer uma varredura vacinal nos 18 municípios paraenses que estão com menos de 40 % de cobertura vacinal para o sarampo. Com esses veículos vamos fazer toda a cobertura estratégica, visitando, fiscalizando e estimulando a aplicação da vacina tríplice viral. É importante destacar também que a ação é uma parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Sespa e os 18 municípios. É um esforço conjunto pela saúde”, destacou Sipriano Ferraz, secretário adjunto da Sespa.

Os veículos já seguirão para os 18 municípios no domingo, para começarem a ação já na segunda-feira

Os veículos seguem, já na manhã deste domingo (23), para os 18 municípios destacados para o bloqueio vacinal, medida que visa evitar o aumento do número de casos de sarampo no território paraense. “Com essa ação vamos permitir que a nossa população esteja completamente protegida”, completou o governador do Estado.

O ato contou também com a presença do titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, e da representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Flávia Cardoso.

Texto: Bruno Magno/CPH

Fotos: Jader Paes/Ag. Pará

Você pode gostar...