Estado oferece atendimento para Covid-19 nos bairros do Guamá e Cabanagem

Nas duas escolas, as equipes do governo do Estado atendem pessoas com sintomas leves e moderados de Covid-19

Neste final de semana, o TerSaúde, ação do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, iniciou o atendimento exclusivo a casos leves e moderados de Covid-19, na Região Metropolitana de Belém. Neste domingo (7), moradores dos bairros da Cabanagem e Guamá recebem, das 8 às 13 h, serviços de triagem em enfermagem, atendimento médico, exame PCR (conforme orientação médica) e medicamentos, e ainda podem participar de palestras preventivas sobre a Covid-19.

“Nós verificamos que todas as senhas de atendimento na Policlínica estavam sendo distribuídas. Então, mudamos o perfil do TerSaúde para atendimentos de casos leves e moderados de Covid também. E a gente está verificando desde ontem (sábado, 06) que a procura tem sido feita nos Territórios Pela Paz. Provavelmente, no fim de semana que vem deveremos continuar com esse perfil de atendimento para Covid. Nós conseguimos descentralizar o atendimento e trazer para próximo da população nos bairros, principalmente no TerPaz”, antecipou a Coordenadora das Policlínicas Itinerantes, Alessandra Amaral.

O exame PCR é realizado quando há indicação da equipe médica

Na RMB, além da Policlínica Metropolitana, no bairro do Marco, estão em funcionamento três policlínicas itinerantes: no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, e no estacionamento do Hangar – Centro de Convenções. No Distrito de Mosqueiro, pertencente a Belém, também são realizados atendimentos itinerantes até esta segunda-feira (8).

No último sábado os atendimentos foram realizados nos bairros do Jurunas, em Belém, e Icuí, em Ananindeua. A cada dia, as equipes do TerSaúde estarão em um bairro. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai definir em quais bairros o atendimento terá continuidade nos próximos finais de semana.

O atendimento vai prosseguir em outros bairros no âmbito do TerPaz

Documentos – Para ser atendido, basta levar um documento de identificação com foto ou o cartão SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo é atender pessoas que apresentam sintomas leves ou moderados da doença, como tosse, febre, perda de olfato e paladar, e dor na garganta. Pacientes com sintomas graves devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os prontos-socorros.

Na Cabanagem, o serviço é realizado na Escola José Valente Ribeiro, na Estrada do Benjamin, s/n. No Guamá, o local da ação de saúde é a Escola Barão de Igarapé-Miri, na Rua Barão de Mamoré, nº 767, entre Barão de Igarapé-Miri e Passagem Silva Castro. Nos dois locais são oferecidos: Triagem em Enfermagem, atendimento médico, exame PCR (conforme orientação médica) e medicamentos, quando necessário, além das palestras preventivas e educativas sobre Covid-19.

Texto: Tayná Horiguchi/Cosanpa

Fotos: Alex Ribeiro/Ag.Pará

Você pode gostar...