Estado retoma ações do ‘TerSaúde’ no Icuí e Terra Firme neste sábado (16)

A partir deste sábado (16), estão de volta os atendimentos do projeto ‘TerSaúde’, que faz parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do Estado. Os moradores dos bairros do Icuí e Terra Firme receberam serviços essenciais de prevenção à saúde, cidadania e atividades educativas. Neste domingo (17), é a vez do Benguí e Guamá receberem a ação, em Belém.

Em média, foram atendidas mais de 100 pessoas em cada território neste sábado (16). As ações ocorreram na Escola Estadual Maria de Nazaré Marques, no bairro Icuí, em Ananindeua, e na UIPP (Delegacia de Polícia), na Terra Firme, em Belém.

Somente em 2020, o projeto realizou 86.499 atendimentos e levou serviços essenciais à população dos bairros atendidos. O ‘TerSaúde’ havia sido suspenso devido à pandemia da Covid-19, enquanto a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desenvolveu e segue com os serviços da Policlínica Itinerante.

As ações do projeto são realizadas pela Sespa desde 2019, nos sete territórios já definidos na Região Metropolitana, sendo cinco em Belém (nos bairros Cabanagem, Terra Firme, Jurunas, Benguí e Guamá), um em Ananindeua (no Icuí) e um em Marituba (São Francisco/Nova União).

SERVIÇOS:

– Consultas médicas com clínico geral, ginecologia e pediatria;

– Aferição de PA, Glicemia e temperatura;

– Encaminhamentos para consultas e exames especializados através da Regulação;

– Palestras educativas, rodas de conversas, debates e encaminhamentos como ações preventivas sobre temas de saúde: ‘Janeiro Branco’, desenvolvido pela Coordenação da Saúde Mental da Sespa; assim como ‘Violência contra a mulher, prevenção e pacto da mortalidade materna’, que é um plano prioritário do Governo;

– Distribuição de kits de higiene bucal, que faz parte do novo programa estadual Saúde Bucal por todo o Pará, desenvolvido nas escolas paraenses, enfatizando a importância da higienização e cuidados com os dentes;

– Atendimento com psicólogo;

– Testes rápidos de sífilis, hepatite B e C, IST;

– Vacinação: Sarampo e H1N.

Texto: Giovanna Abreu/Secom

Foto: Ascom/TerPaz

Você pode gostar...