ETSUS inicia aulas de atualização no controle dos cânceres de mama e útero

23/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Autoridades na aula inaugural do curso sobre cuidados com a saúde da mulher

Em novas instalações, a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (ETSUS) “Manuel Ayres”, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), deu início nesta segunda-feira (23) às aulas do curso de Atualização no Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero, com ênfase na coleta de PCCU e exame clínico das mamas.

A atividade tem como objetivo capacitar enfermeiros atuantes na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde, que se inscreverem mediante processo seletivo publicado em junho deste ano, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Elizeth Braga, diretora da ETSUS

O curso contempla profissionais atuantes nas regiões de saúde Marajó I e II, e Metropolitana I. As aulas serão realizadas na modalidade presencial, entre 23 e 27 deste mês, na sede da ETSUS, em Belém, divididos em três módulos, com carga horária de 40 horas, sendo ministrado pelas docentes e enfermeiras Michele Monteiro e Dione Seabra.

A aula inaugural do curso foi marcada por uma celebração ecumênica, realizada pelo diácono Marcelo Lopes, servidor da Sespa, seguida das palavras de boas-vindas da diretora da ETSUS, Elizeth Braga. “Estamos retomando, aos poucos, nossas atividades presenciais, com a finalidade de desenvolver atividades para a formação profissional de recursos humanos da área da saúde pública”, destacou.

Escola Técnica do SUS “Dr. Manuel Ayres”

A ETSUS foi instalada no Estado há 15 anos, e faz parte da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, uma rede governamental criada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para facilitar a articulação entre as 36 escolas técnicas do Sistema Único de Saúde do País.

Prioridade – O objetivo da instituição é qualificar profissionais da saúde de nível médio, bem pós-graduados, contemplando, prioritariamente, os trabalhadores do SUS, em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

A ETSUS possui ações pautadas para efetivação do SUS, considerando os pressupostos da educação permanente e da integração ensino-serviço, prioritários em seus processos formativos. “Enquanto instituição formadora, sua relevância para a educação e saúde consiste no fortalecimento das políticas públicas, com estratégias de efetivação de práticas de saúde que reafirmam e expressam a potência do SUS”, informou a diretora Elizeth Braga.

Celebração ecumênica pelo diácono Marcelo Lopes

Além da diretora da ETSUS, participaram da aula inaugural do curso o chefe de gabinete da Secretaria Adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Mateus Henrique, e os demais membros da diretoria da ETSUS, o diretor financeiro, Osmar Neves; diretora pedagógica, Ivana Fernandes; coordenadora do curso, Maria do Perpétuo Sampaio, e a gerente pedagógica, Ivana Fernandes.

Serviço: A ETSUS é situada na Travessa Estrela, 2342, entre as avenidas 25 de Setembro e Duque de Caxias, no bairro do Marco. Mais informações pelo telefone (91) 3202-9303.

Texto e fotos: Mozart Lira/Sespa