Feira de Empreendedorismo no Porto Futuro promove inclusão de pessoas com autismo

Feira de Empreendedorismo no Porto Futuro promove inclusão de pessoas com autismo

14/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Evento tem 12 expositores com produtos artesanais como bolos, chocolates, geleias, adesivos, cadernos, chaveiros, bottons, cordões, camisas, entre outros

Hoje (14) e amanhã (15), a Praça Porto Futuro está recebendo a Feira de Empreendedorismo Inclusivo. Kattari Dias, tem 27 anos, é artista plástica e designer, é uma das expositoras da Feira, vendendo quadros, ela conta que começou a desenhar na infância e quando entrou na faculdade usou o desenho como forma de terapia.

“Eu tinha muitos problemas motores, de coordenação fina, e meus pais incentivam muito a caligrafia e desenho, eles deixavam eu desenhar até nas paredes, fui crescendo, praticando, fiz curso de desenho e na faculdade eu desenhava para escapar de situações que me estressam, fui diagnosticada com autismo tardiamente, as demandas do ensino superior me abalaram muito, tive o diagnóstico aos 26 anos, e participar dessa feira é um marco para mim, eu nunca tinha participado de um evento assim, é a primeira vez, como profissional”, relata Kattari.

Katari Dias, 27 anos, é uma das artistas que expõe trabalhos na feira, ela teve diagnóstico tardio de autismo e utiliza a arte como terapia

A Feira de Empreendedorismo Inclusivo é uma atividade promovida pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult). A feira tem como objetivo divulgar as pessoas com autismo e/ou suas famílias, buscando promover o protagonismo, fomentando a geração de renda para esses empreendedores e a economia criativa.

Nayara Barbalho, coordenadora de Políticas para o Autismo da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) explica que a edição anterior da feira teve um resultado muito satisfatório, demandando um calendário fixo do evento.

“Nós fizemos um projeto piloto desta feira no mês de abril, que é o mês do autismo, e o retorno foi extremamente positivo, não só de retorno financeiro que essas famílias recebem, mas principalmente de valorização e autoestima desses trabalhos, dessas famílias, dessas pessoas com autismo. Tendo em vista esse retorno positivo, nós conseguimos através de muitas parcerias entre a Sespa, Secult e Fundação Cultural do Pará ampliar para que essa feira tenha um calendário permanente e seja mensal, nos próximos meses estaremos de forma fixa no Porto Futuro, sempre no último fim de semana do mês”, acrescenta a coordenadora.

Feira estimula o empreendedorismo e a geração de renda

Nesta edição a feira tem 12 expositores com venda de produtos artesanais como: bolos, chocolates, biscoitos, geleias, adesivos, cadernos, bloquinhos, copos, chaveiros, bottons, lápis, canetas, máscaras, cordões, camisas, e materiais pedagógicos adaptados, necessaire, porta moedas, estojo, bolsinhos, laços, materiais pedagógicos adaptados e brinquedos educativos sensoriais.

A advogada Fernanda Bandeira, esteve hoje na Praça Porto Futuro com o objetivo de prestigiar a Feira de Empreendedorismo Inclusivo. “Eu achei muito interessante, fiquei sabendo da feira pela televisão resolvi vim com a minha família para apoiar,  acho que é necessário, são pessoas que precisam ganhar visibilidade e precisam mostrar os talentos que tem”.

Fernanda ainda ressalta a importância da inclusão: “A gente fala bastante sobre inclusão e precisamos reforçar isso, a gente não pode afastá-los por conta do autismo, temos que aprender com eles, eles tem muito a nos ensinar, por isso que essa feira é fantástica, para além de trabalhar a inclusão, da para conhecer o talento dessas pessoas e das famílias, e ainda dá um suporte financeiro”.

Texto: Melina Marcelino/Sespa
Fotos: Laís Menezes/Sespa