Gestão compartilhada do Hospital Jean Bitar reflete na qualidade da assistência e satisfação dos usuários

Gestão compartilhada do Hospital Jean Bitar reflete na qualidade da assistência e satisfação dos usuários

01/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Unidade adota método de avaliação que permite mensuração sobre os serviços prestado aos usuários do SUS

Atender os usuários primando pelas boas práticas, visando a otimização do recurso financeiro público. Este o principal foco das discussões que são realizadas mensalmente, sempre nas últimas quartas e quintas-feiras de cada mês, no “Encontro Mensal de Gestores” do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém.

A ação, que ocorre desde 2017, com pausa apenas no período mais crítico da pandemia da Covid-19, foi implantada pela diretoria do HJB como uma das estratégias do moderno modelo de gestão compartilhada existente no Hospital.

Segundo o diretor executivo do HJB, administrador hospitalar Giovani Merenda, o conhecimento de cada gestor quanto à administração de cada área do hospital, com cada profissional conhecendo o seu custo mensal e trabalhando dentro dele da melhor forma possível, forma um colaborador mais consciente e dedicado a trabalhar com o foco cada vez maior no objetivo principal da Unidade, enquanto instituição de Saúde, que é o atendimento com qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no HJB.

Essa forma de administrar é muito utilizada atualmente por empresas dos mais diversos segmentos, e vem se consolidando como uma maneira eficaz de lidar com equipes e processos de trabalho, visando um objetivo comum: a qualidade dos serviços oferecidos aos seus usuários dessas instituições.

“Quando iniciamos os nossos encontros mensais, em 2017, tínhamos o objetivo de levar ao conhecimento de todos, sobre como era alocado o recurso do repasse do contrato de gestão e para alinhamento sobre como seria a atuação de cada um, a partir daquele dia, sendo a missão de todos trabalhar com o foco na qualidade dos serviços ofertados aos usuários do hospital. Estamos felizes com os resultados, que podem ser percebidos com o aumento dos índices de satisfação dos nossos usuários com o nossos atendimentos e serviços, desde a implantação do modelo de gestão que utilizamos atualmente. Conseguimos alcançar o objetivo principal: a melhoria da qualidade dos serviços, e a consequente satisfação dos nossos usuários, mas pretendemos continuar melhorado”, destacou Giovani Merenda.

A reunião da diretoria e gestores das áreas assistenciais e administrativas funciona como fórum de discussão e compartilhamento de informações sobre como os recursos foram utilizados no mês anterior, o que foi investido e onde foi feito o investimento, e com qual objetivo, e onde cada responsável por setor presta contas, além de informar sobre o andamento de projetos, alinhamentos das estratégias de melhorias e planos de ação.

A reunião da diretoria e gestores das áreas assistenciais e administrativas funciona como fórum de discussão

Nos encontros é reforçado, durante a apresentação de cada gestor, o fato de que é necessário que o Hospital seja gerido da melhor maneira possível, visando sempre o melhor para os usuários interno e externos. Por isso, é reiterada a necessidade de que todo o recurso recebido por cada setor seja bem gerido e bem dimensionado, sempre com a preocupação de garantir o melhor atendimento à população.

De acordo com o gerente Administrativo e Financeiro do HJB, Eduardo Pereira, o Hospital Jean Bitar, assim com outros administrados por Organizações Sociais de Saúde (OSS), tem sua operação alinhada ao contrato de Gestão, no qual é determinado o valor de custeio da Unidade. Para tanto, este custeio é subdivido no hospital por meio de um orçamento de programa anual elaborado pela OSS, que determina tetos de gasto para os setores, salários, prestadores médicos e de serviços.

“A reunião que fazemos com os gestores é para que possam ter acesso aos tetos disponíveis, e com isso poderem se preparar para cada mês. Avaliamos os gastos e criamos ações para diminuição de custos. Quanto mais conseguimos trabalhar para que os custos estejam controlados mais garantimos que nossos usuários possam ser atendidos com a segurança e conforto que sempre prezamos no HJB”, destacou

Satisfação dos usuários  – As melhorias conquistadas no HJB com a gestão compartilhada estão sendo evidenciadas pelas mensurações mensais de satisfação dos seus usuários, que têm disponível no Hospital, serviços de grande relevância como é o caso da realização de cirurgias bariátricas, o que faz o hospital ser referência no Norte do país, para esse tipo de procedimento, além do Ambulatório de Transgêneros, único da região Norte do país.

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), canal de comunicação entre os usuários e o hospital, e também setor responsável por registrar as satisfações e insatisfações, realiza pesquisas de satisfação diariamente nos setores de atendimento do hospital. Por meio dos dados, o HJB avalia mensalmente o percentual de satisfação dos usuários.

O setor levantou que, no ano de 2016, com o total de 5.646 pesquisas, o índice de satisfação com o atendimento do hospital chegou a 93,71%. No ano seguinte, em janeiro de 2017, o índice de satisfação do usuário foi registrado em 95,69%. Esses números foram apresentados na primeira reunião de gestores e a média foi aumentando consideravelmente, até chegar em 97,78% de satisfação dos seus usuários, pelo o atendimento prestado à população paraense- número próximo a meta estabelecida de 98% de satisfação dos usuários.

Essa satisfação pode ser evidenciada diariamente entre as manifestações dos usuários, registradas nos documentos de mensuração de satisfação com atendimento ao usuário, feita pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) ou por meio de opiniões de usuários dos serviços.

Para a estudante e dona de casa, Luana Barbosa do Reis, usuária do HJB, residente na cidade de Magalhães Barata, e há três anos em atendimento no HJB, a unidade sempre lhe deu um atendimento de qualidade.

“Sou usuária do Hospital Jean Bitar desde 2019 e para mim o atendimento é ótimo. O meu médico tem sido um excelente médico, sempre muito atencioso. Digo o mesmo sobre a equipe de enfermagem, que é sempre prestativa, atende com agilidade e atenção. Mas uma coisa que me chamou atenção no Hospital, de modo geral, é que todos os profissionais fazem questão de manter os pacientes sempre muito bem informados sobre tudo: sobre todos os serviços que vão realizar, sejam eles da área médica, da enfermagem, da nutrição, higienização, e dos demais setores, tudo funciona muito bem, tudo sempre limpo e organizado.”, reconhece a estudante e dona de casa, Luana Barbosa do Reis, usuária do HJB residente na cidade de Magalhães Barata, no nordeste do Pará.

Estrutura – A unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços são prestados por uma equipe multidisciplinar capacitada constantemente.

Com oito andares, o HJB dispõe de 70 leitos, sendo que 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 40 destinados são destinados para atendimento das especialidades de Clínica Médica, Reumatologia, Endocrinologia, Pneumonia, Cardiologia, Endoscopia e Geriatria.

Outra parte dos leitos é para Cirurgia Geral. Os usuários contam com equipe de especialistas, estrutura, equipamentos e tecnologias de ponta, para cirurgias da parede abdominal e gástrica, incluindo bariátrica. Também são oferecidos serviços cirúrgicos para vias biliares e intestino.

Serviço: O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, número 543, bairro do Umarizal.

Texto: Joelza Silva/Ascom HJB

Fotos: Divulgação