Gestão do HGT investe na humanização aos usuários e festeja aniversário de quem está internado

14/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Maria de Araújo Machado adorou a surpresa

Internada no Hospital Geral de Tailândia (HGT), na mesorregião do nordeste paraense, desde o dia 10 deste mês, a usuária Maria de Araújo Machado, teve a grata surpresa de ganhar comemoração pelos seus 54 anos, festejados no último dia 12. “Agradeço o carinho de vocês. Hoje eu já chorei muito, mas agora estou me sentido muito alegre, até o desconforto passou. Muito linda essa ação”, disse ela para as voluntárias do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), responsáveis pela ação que levou a homenageada às lágrimas de tanta emoção e agradecimento.

A paciente teve alta no dia 14 de julho

A ação de humanização ocorre quando a data do aniversário do paciente coincide com o período de internação. Segundo o diretor Técnico da unidade hospitalar, o médico Jefferson Abreu, Maria de Araújo, deu entrada com diabetes descompensado e com ferimento extenso em membro inferior esquerdo. Precisou passar por procedimento cirúrgico de urgência. “O estado clínico dela evoluiu positivamente e a paciente teve alta clínica melhorada hoje (14)”, adiantou o médico, informando que a paciente estava internada na Clínica A. O HGT é referência em várias especialidades, entre elas atendimento de Urgência/Emergência.

De acordo com Jefferson Abreu, de janeiro a junho deste, a equipe multiprofissional do HGT realizou 24.878 atendimentos Urgência/Emergência, sendo que destes foram realizadas 627 cirurgias de emergência.

Para a coordenadora do GTH, a pedagoga Elizabett Gomes de Souza, a ação de humanização tem o intuito de levar alegria, conforto emocional aos pacientes aniversariantes e tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor. “Nesta ação específica tivemos o apoio da equipe de enfermagem de plantão. Nossa intenção é tornar este momento, em que o paciente está internado, menos difícil. Na homenagem aos 54 anos de dona Maria , ela recebeu um cartão de parabéns, balões, um bolo fake, porque ela está seguindo dieta específica para seu estado de saúde; além de muito carinho de todos”.

A ação segue todos os protocolos pra prevenção da Covid-19

A homenagem, que seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19, também contou com o apoio da coordenadora do serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Estrutura– Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Texto: Vera Rojas/HGT