Gestão do regional dos caetés beneficiou 50 famílias carentes com cestas básicas

27/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

A ação beneficiou as famílias da Associação da Comunidade Santa Rosa e da comunidade São Pedro e São Paulo

“Eu sou uma pessoa necessitada, a minha família é muito grande e praticamente não tínhamos nada. Eu tenho seis filhos que dependem de mim e meu marido não está podendo trabalhar por conta de problema na coluna. Muito obrigada”. O desabafo e o agradecimento são da dona de casa, Maria das Dores, 46, residente em Santa Rosa, nordeste paraense, que foi uma das pessoas contempladas com a doação de cestas básicas distribuídas pela gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no final de semana, ao antecipar o Natal para 50 famílias carentes de Capanema.

Coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a ação voluntária que teve o ponta pé no início do mês de dezembro com a campanha “Natal Solidário do HRPC”, para arrecadação de alimentos não perecíveis junto aos colaboradores, beneficiou as famílias da Associação da Comunidade Santa Rosa e da comunidade São Pedro e São Paulo.

A técnica do Trabalho, Yoná Ferreira, que é integrante do GTH, ressaltou a importância da ação de responsabilidade em prol de pessoas carentes. “No mês de outubro realizamos a campanha Criança Feliz, onde arrecadamos brinquedos e distribuímos. E, agora, mais essa ação de Natal, onde vemos brilhos nos olhos das pessoas ao receberem as doações, tendo em vista as dificuldades enfrentadas por eles, onde a maioria não tinha nem o que comer”.

Segundo Yoná, o GTH, foi criado atendendo Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS) que descreve com um espaço coletivo organizado com propostas para promover as ações humanizadoras que aprimorem a rede de atenção em saúde, as inter-relações das equipes e a democratização institucional nas unidades de prestação de serviço ou nos órgãos das várias instâncias do SUS.

Para o diretor Executivo do HRPC, Rodrigo Fröhlich, o Natal é uma data muito especial e fortalece solidariedade entre as pessoas. “Agradeço a todos que colaboraram de forma direta ou indireta para o sucesso da campanha que ajudou dezenas de famílias carentes da cidade. É recompensador ver a integração da equipe multiprofissional do hospital em favor do próximo. É melhor ainda ver o sorriso de quem foi contemplado com o alimento para ter um Natal mais feliz”.

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC