Governo assina convênio para reconstrução do Hospital Municipal de Nova Ipixuna

28/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Projeto orçado em R$ 6,5 milhões de reais vai, além de modernizar a unidade, duplicar o número de leitos disponíveis para a população do sudeste do Pará

O governador Helder Barbalho cumpriu agenda oficial, nesta quinta-feira (28), na cidade de Nova Ipixuna, no sudeste paraense, para assinatura do termo de convênio com a Prefeitura, marcando o início das obras de reconstrução e ampliação do Hospital Municipal da cidade. O projeto, realizado por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), está orçado em R$ 6,5 milhões de reais, e vai, além de modernizar a unidade, duplicar o número de leitos disponíveis para a população.

“É uma felicidade estar aqui para assinar o convênio para a reconstrução do hospital de Nova Ipixuna. Desde 2019 estamos lutando para começar essa obra, mas por uma série de questões burocráticas, só conseguimos fechar agora. Mas o que importa é que viramos uma página, com essa assinatura de hoje, a primeira parcela já está liberada e a Prefeitura já pode começar a tocar essa obra. Quero voltar logo para celebrar a entrega do hospital reconstruído”, declarou o chefe do executivo estadual.

Também presente no evento o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Ariel Sampaio, que falou sobre os convênios que o Governo do Estado vem celebrando por todo o Pará.

“Já foram investidos quase 180 milhões de reais só em parcerias com as Prefeituras para construção e reconstrução das unidades de saúde do nosso estado. Nossa gestão está por todo o Pará. Além disso, viabilizamos equipamentos de saúde para todas as regiões, como, por exemplo, o nosso compromisso de equipar com ambulâncias os 144 municípios do estado”, afirmou.

Hospital Municipal de Nova Ipixuna

Com a reconstrução do Hospital Municipal de Nova Ipixuna, a unidade ganhará dará dois novos blocos de atendimento. Além da ampliação para 22 leitos, serão construídos um novo centro cirúrgico, centro para a realização de partos, nova área de atendimento ambulatorial, reforma do laboratório, um novo centro de apoio ao diagnóstico e ao pronto atendimento. Também será feita a troca de todo o piso do hospital, assim como a da cobertura. A unidade receberá novas esquadrias, nova pintura em todos os blocos, além de adaptação para a melhor circulação de pessoas com deficiência.

“É um convênio muito importante para nosso povo. Somos a única cidade da região que não contava com um centro cirúrgico e graças a essa reforma, poderemos atender nossa população. Agradeço ao Governo do Estado por trazer o desenvolvimento para Nova Ipixuna”, declarou a prefeita da cidade, Maria das Graças Matos, sobre a nova estrutura com a qual os moradores da cidade poderão contar em breve.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará