Governo avança com as obras do Hospital Público da Mulher

O Hospital Público da Mulher Nossa Senhora de Nazaré (imagem virtual) será um centro moderno para atendimentos exclusivos à mulher

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), segue avançando com o projeto de construção do Hospital Público da Mulher Nossa Senhora de Nazaré, um centro moderno que vai oferecer atendimentos exclusivos para o público feminino, que, de acordo com o Anuário Estatístico do Pará 2020, estudo realizado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), representa mais de 49% da população paraense

O novo hospital será erguido no mesmo terreno onde funcionava a sede do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), na Avenida Gentil Bittencourt, em Belém. Atualmente, a Sedop está executando a demolição do antigo prédio do Iasep para, posteriormente, dar início à construção do novo hospital. O trabalho começou no último mês de janeiro.

“O projeto do Hospital Público da Mulher teve início com a demolição do prédio onde funcionava o Iasep. O processo agora, está em fase de conclusão e nós esperamos que em 45 dias estejamos com esse processo concluído”, afirmou o secretário adjunto de obras da Sedop, Arnaldo Dopazo.

LICITAÇÃO – Nesta sexta-feira (19), foi publicado no Diário Oficial do Estado do Pará o aviso de abertura do processo de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela construção do Hospital da Mulher. De acordo com o secretário Adjunto Arnaldo Dopazo, “Estão sendo obedecidos todos os trâmites legais para que o processo ocorra dentro da normalidade”. Ainda segundo o secretário, a expectativa é que o anúncio da empresa contratada e o início das obras ocorram ainda neste primeiro semestre de 2021.

O hospital (imagem virtual) vai ofertar 120 novos leitos

HOSPITAL DA MULHER – Localização na  avenida Gentil Bittencourt, nº 2.175, o prédio onde funcionará o novo Hospital Público da Mulher terá 12 pavimentos, sendo um subsolo, distribuídos em uma área superior a 17 mil metros quadrados.

Ao todo, o novo hospital deverá oferecer 120 novos leitos, que serão distribuídos em 100 leitos operacionais de urgência e emergência com atendimento de alta complexidade e 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A unidade de saúde será referência nas linhas de cuidados especializados em ginecologia, mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia, equipada com aparelhos de ressonância, raio-X, mamografia, tomografia e eletrocardiograma. O espaço também será referência para o atendimento de mulheres vítimas de violências sexuais e domésticas.

De acordo com o secretário de Estado de desenvolvimento urbano e obras públicas, Ruy Cabral, o novo hospital irá reforçar o sistema público de saúde no Pará. “É com muito orgulho que estamos dando sequência à obra de construção do Hospital Público da Mulher, que é uma das prioridades deste Governo e irá reforçar a saúde pública, não só na Região Metropolitana de Belém, mas em todo o Estado.” afirmou.

Texto: Matheus Rocha/Sedop

Fotos: Divulgação

Você pode gostar...