Governo do Estado consolida a entrega de serviços especializados de Saúde à população

07/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital De. Abelardo Santos (HRAS)

Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), comemora os avanços alcançados ao consolidar atendimentos especializados cada vez mais perto da população.

A data comemorativa foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, com o objetivo de mobilizar apoio para a conscientização, ação e pesquisa sobre as prioridades globais da saúde, promovendo a boa saúde e bem-estar para todos.

Como a recuperação da saúde das pessoas é tão importante quanto a prevenção de doenças e promoção da saúde, a gestão estadual tem cumprido o seu papel no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando serviços de média e alta complexidade em todas as regiões do Pará.

Em três anos de governo, foram entregues os Hospitais Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) em Belém; Regional do Caetés em Capanema, Regional de Castanhal, Regional de Abaetetuba e o Hospital de Castelo de Sonhos, reduzindo ainda mais a demanda do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Em relação aos atendimentos ambulatoriais, o governo estadual também está trabalhando para melhorar o acesso às consultas e exames especializados, colocando em andamento o Projeto de Implantação de Policlínicas, inicialmente, em Tucuruí, Capanema, Marabá, Altamira, Santarém e Breves. Elas seguem o modelo adotado na Policlínica Metropolitana de Belém.

“O objetivo de todos esses investimentos é disponibilizar atendimento especializado tanto em nível ambulatorial como hospitalar cada vez mais perto e com acesso mais rápido à população”, disse o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho. “Hoje, muitos pacientes são transferidos para hospitais instalados na sua própria região, não precisam vir mais para a capital”, acrescentou.

Maria do Perpetuo Socorro, 55 anos, moradora de Ourém, foi atendida no HRPC

Resultados – A usuária Maria do Perpetuo Socorro, 55 anos, vítima de acidente doméstico, por exemplo, foi encaminhada para o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, Nordeste paraense, via Central de Regulação Estadual, há quatro dias, onde passou por procedimento cirúrgico para tratar da fratura de seu braço esquerdo.  “Eu estou sendo muito bem assistida. O tratamento aqui é muito bom, desde a limpeza, a alimentação e enfermaria. É um hospital muito bem estruturado e os colaborares são muito atenciosos”, destacou a doméstica que reside em Ourém, distante 55 quilômetros de Capanema, e aguarda alta clínica para esta sexta-feira (08).

Joel Sebastião Barbosa, 54 anos, morador de Itaituba, faz sessões de hemodiálise no HRT

Diagnosticado com anemia há quatro anos, o mecânico de máquinas pesadas, Joel Sebastião Barbosa, 54 anos, morador de Itaituba, relatou que precisou iniciar as sessões de hemodiálise em Santarém, cerca de 370 quilômetros de distância da cidade natal. Mas com a oferta do serviço no Hospital Regional do Tapajós, conseguiu transferir o tratamento para Itaituba, e segue realizando as sessões próximo da sua família. “Eu não tinha parente em Santarém e morava de aluguel, então, assim que eu soube da oferta do serviço aqui no HRT, eu não pensei duas vezes, vim morar de volta na minha cidade, próximo da minha família, dos meus filhos”, contou.

Joel Barbosa realiza as sessões no HRT desde de novembro de 2021. Emocionado, ele disse que foi uma “benção” saber que poderia retornar para casa, em Itaituba. “Aqui (no HRT) eu estou em casa e me sinto bem. Os profissionais são extremamente competentes e solícitos comigo e meus colegas”, ressaltou.

Hospital Municipal de Almeirim será ampliado

Apoio aos municípios – Além de investir em hospitais estaduais, o governo do Estado tem fortalecido a rede hospitalar municipal, viabilizando, por meio de convênios com as prefeituras, projetos de construção e reforma de hospitais municipais tais como a construção do Hospital Geral de Ipixuna do Pará, e as reformas dos Hospitais Municipais de Ourém, São Geraldo do Araguaia, Água Azul do Norte, Breu Branco, Goianésia, São Miguel o Guamá e de Salva Terra. “Com a sua rede hospitalar fortalecida, os municípios conseguem atender melhor os casos de baixa e média complexidade, encaminhando para os Regionais somente os casos mais graves”, comentou o titular da Sespa.

Outras obras importantes que também estão em andamento são o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), o novo Pronto Socorro de Belém e o Hospital da Mulher, todos na Região Metropolitana de Belém e ainda a reforma do Hospital Regional de Salinópolis, e dos hospitais municipais de Rio Maria, Pau D’Arco, Benevides, Alenquer, Óbidos e Monte Alegre.

*Com colaboração de Moisés Sodré (HRT) e Marcelo Zeno (HRPC)

Texto: Roberta Vilanova/Sespa
Fotos: Ascom/HRPC e Acom/HRT