Governo do Estado entrega Hospital de Campanha em Breves, no Marajó

O Governo do Pará entregou, nesta segunda-feira (11), o Hospital de Campanha do município de Breves, na Ilha do Marajó. Esta é a quarta unidade construída no Estado para atender pacientes acometidos pela covid-19 ou por síndrome aguda respiratória. Com esse incremento, o Pará agora conta com 720 leitos em hospitais de campanha, que fazem parte da estratégia montada pelo governo estadual em combate à pandemia do novo coronavírus. O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou a entrega ao lado do secretário de saúde, Alberto Beltrame.

“Estamos entregando hoje 56 leitos clínicos e quatro leitos de UTIs para reforçar a estrutura em saúde no Marajó, oferecer atendimento de qualidade para salvar a vida das pessoas e cumprindo nosso compromisso”. Helder Barbalho, governador do Pará.

TeEntrada do Hospital de Campanha de BrevesEstrutura – Além dos medicamentos que já foram entregues para o tratamento de covid-19, agora, a cidade de Breves conta também com a estrutura hospitalar de 1.600 m² montada no ginásio de esportes da cidade. Cerca de 130 profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipe administrativa, foram contratados para atuar diretamente no hospital. A unidade conta com leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O chefe do poder executivo paraense anunciou ainda que a região vai receber mais um Hospital de Campanha.

“A estratégia para a região marajoara é que o Hospital de Campanha de Breves atenda o Marajó ocidental. A região oriental ainda é atendida por Belém, mas logo abriremos um novo Hospital de Campanha em Soure para atender essa parte do arquipélago”, complementou Helder.

Leitos do Hospital de Campanha

Referência – O Hospital de Campanha de Breves vai atender pacientes dos municípios de Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, sendo referência regional para quase 318 mil habitantes da região do Marajó.

Para Alberto Beltrame, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o reforço à rede de atendimento simboliza o compromisso do Estado com a população em combater a covid-19.

“A entrega do hospital de Campanha de Breves representa carinho, cuidado e a ampliação da atenção em saúde para a região do Marajó. Nós esperamos que com esses leitos, consigamos auxiliar à toda comunidade no enfrentamento ao novo coronavírus. Juntos nós venceremos essa batalha e para isso, lembramos o quanto é importante ficar em casa, quando possível”, frisou o secretário de saúde.

Além de Breves, foram instalados hospitais em Belém, no Hangar – Centro de Convenções, com 420 leitos; em Marabá, no Centro de Convenções do município, com 120 leitos e no Espaço Pérola do Tapajós, em Santarém, com outros 120 leitos.

“Estamos descentralizando o atendimento para pacientes do novo coronavírus e outras síndromes respiratórias. Esse é um compromisso do governo do Estado com a população para que possamos vencer a covid-19”, reforçou o governador Helder Barbalho.

Texto: Ronan Frias/Cohab

Fotos: Marco Santos

Você pode gostar...