Governo do Estado instala 10 novos leitos de UTIs em Juruti, na divisa com o Amazonas

O Governo do Pará instala neste sábado (16) 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Juruti para facilitar a estratégia de atendimento a Juruti e ainda aos municípios da região da Calha Norte, como Faro, Terra Santa e Óbidos. A instalação resulta de parceria com instituições parceiras locais.

O município paraense de Juruti fica na divisa com o estado do Amazonas – que vive colapso na saúde após alta de casos da Covid-19, e a pedido do governador Helder Barbalho, representantes do Governo do Estado, através da Secretaria Regional de Governo do Oeste e 9ª Regional de Saúde, realizaram o levantamento da estrutura em Juruti para o enfrentamento da pandemia, e já neste sábado, serão instalados os novos 10 leitos de UTIs no Hospital 9 de Abril.

“Estive  em Juriti, juntamente, com a diretora da 9ª Regional de Saúde, Aline Liberal, a pedido do governador Helder Barbalho e do secretário Regional, Henderson Pinto, para verificar a capacidade instalada do município no enfrentamento da Covid-19. O município está com dois kits de respiradores e monitores que dão assistência às emergências”, informou a coordenadora de Saúde da Secretaria Regional, Talita Cunha.

Talita Cunha disse que visitou o Hospital 9 de Abril, que tem convênio com o governo estadual, e informou que em consenso com o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz, definiu-se pela implantação de 10 leitos de UTIs, para facilitar a estratégia de atender os municípios da região da Calha Norte, como Faro, Terra Santa e Óbidos.

A instalação dos 10 leitos de UTIs neste sábado (16) ocorrerá paralela as articulações de estratégias para o envio de médicos intensivistas, que garantam o atendimento de casos de alta complexidade, caso haja  necessidade.

Texto: Ronilma Santos/SRGBA

Você pode gostar...