Governo do Pará oferece ações em saúde em todas as regiões

21/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Expedição de saúde no município de Bagre, no Arquipélago do Marajó

Durante todo o ano de 2021, ações e investimentos do Governo do Pará se traduziram em programas, atendimentos, novos serviços implantados, e outras realizações que beneficiaram diretamente a população. Desde agosto, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) retomou as atividades do Programa Telemedicina, resultado de parceria entre o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi) com o Hospital Albert Einstein.

São oferecidas teleconsultas nas especialidades endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Foram quase 1,8 mil consultas até a primeira quinzena de novembro, nos municípios de Acará, Almeirim, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Belém, Bom Jesus do Tocantins, Bujaru, Cametá, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Garrafão do Norte, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Irituia, Jacundá, Limoeiro do Ajuru, Nova Esperança do Piriá, Oeiras do Pará, Ourém, Portel, Rurópolis, Santa Luzia do Pará, São Domingos do Capim, Viseu, Curuçá, Maracanã e Mocajuba.

A parceria entre Sespa e Universidade do Estado do Pará (Uepa) criou o “Qualifica Saúde”, voltado à valorização dos profissionais, a fim de fortalecer atendimentos de média e alta complexidade, incentivando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As equipes do Estado garantiram o direito à saúde a povos indígenas

Terras indígenas – Só no Arquipélago do Marajó, foram 17.604 atendimentos, entre consultas médicas, exames, emissão de carteiras de passe livre, entrega de kits de higiene bucal e de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência (PcDs). A expedição passou pelos municípios de Soure, Ponta de Pedras, Muaná, Salvaterra, Cachoeira do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Santa Cruz do Arari, Curralinho, Bagre, Breves e Portel.

Nos territórios indígenas, foram mais de 4 mil atendimentos, entre setembro e outubro, incluindo consultas médicas, exames, entrega de kits de higiene bucal e 199 atendimentos pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR/Sespa). A expedição passou pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó, que abrange os municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte, Altamira e Anapu.

Ações itinerantes garantiram atendimento na capital e no interior

Mais atendimentos – O Programa “Obesidade Zero”, outra iniciativa do Governo do Pará, de janeiro até a primeira quinzena de novembro deste ano realizou 2.545 consultas e 159 procedimentos cirúrgicos. O “Pré-Operatório Rápido” assistiu 7,2 mil pessoas no mesmo período.

Também em 2021 foram ampliados os serviços de hemodiálise, implantados no Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba (Oeste do Pará), que atendeu casos de hemodiálise crônica (172 sessões e 21 pacientes) e aguda (493 sessões e 82 pacientes).

No Hospital Regional Público do Marajó, no município de Breves, de abril a outubro deste ano foram realizadas 686 sessões de hemodiálise ambulatorial, sendo 84 sessões em pacientes internados.

Texto: Carol Menezes/Secom
Fotos: Marcelo Seabra, Rodrigo Pinheiro e Bruno Cecim/Ag. Pará