Governo levará Centro de Testagem Itinerante de Covid-19 para mais três municípios

24/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Após percorrer Salinópolis e Benevides, o Centro de Testagem Itinerante de Covid-19 estará, entre os dias 25 e 26 deste mês, em Bragança (27 a 30/09), em Marituba e em São João de Pirabas (1° a 03/10). A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), com o objetivo de ter mais informações sobre o cenário epidemiológico do coronavírus no Pará e subsidiar as decisões com relação às medidas sanitárias contra a transmissão da doença.

O Centro de Testagem Itinerante é uma ação da Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, por meio do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Laboratório Central do Estado (Lacen), em parceria com Centros Regionais de Saúde e prefeituras. Em todos os municípios onde o Centro estiver, a equipe da vigilância sanitária irá abordar e convidar a população para que faça o teste, além de dar orientações sobre os cuidados para evitar a infecção pelo novo coronavírus.

Nordeste do Pará – Em Bragança, o atendimento acontecerá na Praça da Bandeira, entre 8h e 15h, por demanda espontânea. Assim, a população poderá procurar o local caso esteja com sintomas de síndromes gripais ou quem teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de Covid-19 nos últimos 15 dias. Após o preenchimento de dados no local, será submetida a coleta de Swab nasofaríngeo, em que se colhe material do nariz com uso do cotonete em torno de um a dois minutos de procedimento.

Os resultados dos exames coletados serão liberados em até 48h no sistema GAL, o qual os municípios têm acesso, porém, eles também serão enviados por meio de aplicativo de mensagem aos pacientes que informarem seus contatos telefônicos, sendo que os que não tiverem podem buscar direto na secretaria de saúde do município onde o teste foi realizado.

Caso seja positivo para Covid-19, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. A Sespa informa também que parte das amostras positivas serão enviadas para sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.

“Com essas ações, prosseguimos nas testagens para garantir a vigilância epidemiológica e genômica do vírus da Covid-19, pois apenas com amostras coletas por PCR é que podemos realizar o sequenciamento do gene e identificar variantes”, explica o diretor do Lacen, Alberto Júnior.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, explica que, além dos centros itinerantes, a Sespa prossegue oferecendo o ponto fixo de testagem no Aeroporto Internacional de Belém, onde já foram realizados 9.952 testes desde sua implantação em 21 de julho deste ano. “A pandemia não acabou e é muito importante que possamos intensificar as ações para a coleta de PCR para Covid-19, pois podemos observar a rápida mutação do vírus. Estamos atuando em várias linhas de frente para combater a doença e a população de Bragança, Marituba e São João de Pirabas está convidada a ir ao Centro de Testagem caso perceba qualquer sintoma da Covid-19”, recomenda

Texto: Mozart Lira/Sespa
Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará