Governo vai realizar três mil mamografias até dezembro a partir do Outubro Rosa

31/10/2021 Off Por Roberta Vilanova

Paciente faz exame de mamografia pela rede de saúde pública

Durante todo o mês, o governo do Estado realizou ações em todos os municípios com foco na conscientização da necessidade de prevenção do câncer de mama com a campanha do Outubro Rosa. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alcançou a marca de mil mamografias realizadas no período, e até dezembro deste ano quer a chegar a três mil exames realizados.

Patrícia Martins, coordenadora de Oncologia da Sespa, lembra que as ações começaram nos primeiros dias de outubro, com palestras, lives e orientações a profissionais das diversas unidades estaduais de saúde.

“Essa atuação começou nos bairros atendidos pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz), durante os finais de semana, com encaminhamentos para realização de mamografia e consulta com mastologista. Essas mil mamografias foram realizadas só na região metropolitana de Belém, estamos estimulando todos os hospitais regionais a aumentar cotas de mamografia e de consultas especializadas”, detalha, afirmando ainda que só a Policlínica Metropolitana realizou mais de 300 consultas durante todo o mês. Estão sendo distribuídas agulhas de biópsia em 40 centros de diagnóstico do câncer de colo de útero e mama em todo o Estado.

Outros locais de referência incluem o Hospital Regional Abelardo Santos, a Fundação Santa Casa do Pará, e os hospitais Barros Barreto e Ophir Loyola.

“É importantes que as mulheres possam ter esse acesso, então estamos fortalecendo a rede. O Abelardo e Policlínica, por exemplo, ofertam 600 mamografias por mês cada, e o objetivo é que todas essas vagas realmente possam ser preenchidas”, destaca Patrícia.

Seduc orienta sobre prevenção ao câncer de mama comunidades de 22 escolas

Polícia Civil promove ação de incentivo à prevenção do câncer de mama e próstata

Ação do Outubro Rosa da Seaster incentiva a alimentação saudável e cuidados com a saúde

Texto: Carol Meneze/Secom