Grupamento Aéreo transporta mais vacinas neste sábado, 31

Grupamento Aéreo transporta mais vacinas neste sábado, 31

31 de julho de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Mais uma importante ação do Graesp no combate à Covid-19

Neste sábado (31), ocorreu mais uma etapa da operação logística de vacinas contra Covid-19 realizada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) em atenção à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A entrega, que iniciou ontem (30), concluiu com entrega de 740 imunizantes para dois municípios do Arquipélago do Marajó.

Para a etapa realizada hoje, foi empregada uma aeronave, um helicóptero que levantou voo pela manhã diretamente do hangar do Grupamento, em Belém. Foram contemplados os municípios de Afuá e Chaves, com imunizantes de AstraZeneca.

Nessas duas localidades o transporte acontece através dos rios, durando em média de três a quatro dias e com uso de aeronaves esse tempo diminui para uma hora. Para o Coronel Armando Bittencourt, da coordenadoria de Operações do Graesp, é importante garantir a celeridade nas entregas desses imunizantes.

“Nessas cidades situadas no Arquipélago do Marajó como Afuá e Chaves o acesso é unicamente por via marítima. Com uso do nosso helicóptero temos a vantagem de diminuir o tempo de deslocamento e pousar em locais que não há pista de pouso para aviões, por exemplo. Assim, o Graesp vem realizando essa missão de suprir essas comunidades que necessitam da vacina”, destaca.

A entrega das vacinas é importante também para o trabalho de imunização que a Sespa tem realizado juntamente aos municípios, explica o Secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho.

Assim que a Secretaria de Saúde recebe os lotes do Ministério de Saúde inicia um planejamento operacional para distribuição entre os municípios paraenses e neste momento a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) oferece o apoio logístico.

Rodovalho reforça a importância da população se vacinar e de continuar com os cuidados de saúde. “A Sespa está viabilizando a campanha junto aos municípios, mas nós reforçamos que a população deve continuar fazendo a sua parte sem deixar de lado os cuidados com a higienização das mãos assim como distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara”.

O secretário complementa com orientações quanto a vacinação, “ressaltamos que é importante que todos fiquem atentos ao calendário de vacinação do seu município e não deixem de tomar a segunda dose, pois só assim é possível completar o ciclo da imunização”.

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)