HGT antecipa a Páscoa e comemora junto aos seus pequenos usuários

14/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A ação contou com uma didática interativa abordaando o verdadeiro significado da celebração

De forma lúdica e humanizada, nesta quinta-feira (14), a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu na área da Recepção do Ambulatório e na Brinquedoteca, uma programação alusiva à Páscoa destinada aos pequenos usuários internados e em atendimento na Unidade Hospitalar.

A ação de educação em saúde contou com uma didática interativa que retratou a todos os participantes o verdadeiro significado da celebração. As crianças usuárias ganharam balões personalizados com o rosto do coelho produzidos com luvas de procedimento, doadas pelo setor Assistencial do HGT, além de adereços como as orelhas de coelho. E para manter os protocolos de segurança contra a Covid-19, foram entregues máscaras personalizadas com a boca, focinho e bigode do coelho.

“Procuramos, a cada dia implantar um trabalho humanizado, acolhedor e fazer com que o usuário internado fique mais relaxado. Sabemos que a situação de internação, longe da família, do seu lar, é complicado, acaba atingindo o emocional e pode dificultar a recuperação, principalmente em se tratando de crianças, que são bastante ativas. Portanto, essa ação vem para descontrair e tornar um ambiente mais leve e agradável para os pequeninos”, analisou a pedagoga Elizabett Gomes, coordenadora do GTH.

O evento ainda contou com a participação da equipe do Serviço de Nutrição Dietética (SND), que preparou um cardápio temático, delicioso e saudável para o lanche das crianças: um cookie de banana com aveia, cacau e gotas de chocolate. “É uma combinação poderosa, uma vez que a banana é rica em potássio com vitaminas C e A. Já a aveia é rica em carboidratos complexos, fibras, proteínas, vitaminas B1 e B5. O Cacau em pó possui 50% de cacau, que é uma forma de garantir maior satisfação à criançada, visto que a menor concentração de açúcar reforça propriedades do cacau que são benéficas à saúde,  como antioxidante que ajuda no equilíbrio da flora intestinal”, pontuou a nutricionista e coordenadora do SND, Patrícia Manfredi.

Participantes do evento, pai e filho, Osiel Santana e Josué Santana, respectivamente, elogiaram a iniciativa do projeto. “Adoramos. Ele brincou, ganhou a lembrancinha e tirou fotos com a pessoa fantasiada de coelhinha. Tudo isso realmente tira a gente de um estresse que é ficar dentro de um hospital com uma criança doente. Eu já estou aqui com ele há 12 dias, longe da família. Isso é angustiante, apesar do tratamento do HGT ser excelente. Aqui, o acompanhante e o internado têm ações, dinâmicas e projetos que preenchem o nosso tempo e nos traz conforto e acolhimento. A unidade hospitalar tem esse foco de humanização”, contou o pai.

No primeiro trimestre de 2022, o HGT já realizou em 831 atendimentos de crianças e adolescentes, com destaque para os ambulatoriais, internações, exames e partos.

Significado da Páscoa – Segundo a bíblia, a Páscoa significa passagem e tem origem no termo hebraico Pessach. O “Domingo de Páscoa” celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. A origem da celebração da Páscoa está na história judaica, no livro chamado “Êxodo”, que significa saída, e é exatamente a saída dos judeus, do Egito.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT