HGT discute prevenção de gravidez precoce com estudantes, em Tailândia

HGT discute prevenção de gravidez precoce com estudantes, em Tailândia

24/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital registrou entre janeiro de 2021 até janeiro de 2022, 1.743 partos, sendo 27% de adolescentes

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT) segue com uma programação em alusão ao mês de fevereiro, voltado à prevenção da gravidez na adolescência. No hospital, dados da Central de Parto Normal (CPN) apontara que 27% dos partos efetivados na unidade foram de usuárias adolescentes, entre 10 a 19 anos.

Diante do cenário, o GTH conduziu programação voltada ao público interno e externo, sobretudo, o segmento jovens estudantes da cidade de Tailândia,  de escola particular, tendo em vista que os estabelecimentos de ensino público do município não estão com aulas presenciais.

As palestras foram ministradas por Renan Nascimento, enfermeiro do Centro Obstétrico, e pela assistente social Daniele Cândido. Na ocasião, os profissionais destacaram algumas abordagens, entre elas, os métodos contraceptivos, que são variados e a maioria deles, desconhecidos pelos estudantes. A ação de educação em saúde foi realizada na última terça-feira (22), e contou com cerca de 50 participantes.

De acordo com a coordenadora do GTH, a pedagoga Elizabett Gomes, os dados obtidos no hospital reforçam a necessidade de tratar a gravidez na adolescência como uma questão de saúde pública. O HGT registrou entre janeiro de 2021 até janeiro de 2022, a realização de 1.743 partos. Desses, 460 realizados em crianças e adolescentes entre 10 a 19 anos, ou seja, são exatamente 26,44% de meninas sendo mães jovens.

“A equipe do CPN verificou também que ano passado foram realizados 411 partos em adolescentes, na faixa etária de 15 a 19 anos. Na sequência, 21 partos foram realizados em meninas de 10 a 14 anos. Já em janeiro deste ano, foram realizados 28 partos, entre usuárias adolescentes de 15 a 19 anos”, revelou a pedagoga.

Esse panorama foi mencionado na sala de aula. O estudante Matheus de Jesus, de 16 anos, integrante do segundo ano do ensino médio, conta que os dados chamaram a sua atenção e, por isso, achou importante a palestra.

“Achei esses dados preocupantes, porque mexe com o emocional e o futuro tanto da mãe quanto do pai. Ambos, principalmente a menina, deixam de estudar para cuidar do bebê. Alguns meninos param de seguir os estudos para trabalhar e sustentá-los; são poucos que conseguem conciliar. Essa iniciativa do HGT é excelente para nos alertar, quem ainda não tem filho”, declarou.

O adolescente destaca ainda que muitos jovens não têm essas informações na família. Ele admite que, às vezes, isso acontece por timidez para tratar o assunto com os pais. “Muitos vão aprender a se prevenir com a atividade sexual já ativa, o que pode ser tarde. Hoje aprendi vários métodos que previnem a gravidez, muito além do tradicional preservativo. Esta palestra irei levar aos amigos da minha rua, primos e primas. É uma responsabilidade muito grande pôr uma criança no mundo”, pondera o estudante.

O HGT possui 51 leitos e dispõe ainda de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. As urgências e emergências têm livre demanda, geralmente encaminhadas pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é um órgão do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), estando localizado na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Foto: Divulgação