HGT retoma projeto Laços de Amor e fortalece vínculo com as gestantes atendidas na unidade

14/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Projeto objetiva fortalecer a relação entre as gestantes e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar

Olhares curiosos, atenção vidrada, tudo para não perder nenhuma informação para o dia mais esperado e importante das futuras mamães, o dia do nascimento do filho. Foi com este comportamento centrado, que um grupo de gestantes visitou nesta quinta-feira, 14, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), com o resgate do projeto “Laços de Amor”, cuja finalidade é fortalecer a relação entre as gestantes e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, transmitindo mais segurança na assistência obstetrícia antes, durante e no pós-parto.

O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e é desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar.

O acolhimento do GTH com as mães, aconteceu na Recepção Central do hospital. Devidamente preparadas com máscaras e batas, as futuras usuárias foram conduzidas em um tour para conhecer alguns setores do hospital, entre eles,  a Sala Cirúrgica onde elas terão seus filhos, o posto de Enfermagem e toda a estrutura observando o suporte obstétrico oferecido pelo hospital.

O evento foi finalizado no auditório onde a equipe de Enfermagem ministrou palestra sobre as formas de partos para maior esclarecimento das futuras mães. Para descontrair, as gestantes tiveram uma dinâmica interativa e receberam uma “lembrancinha” do projeto.

De acordo com o enfermeiro do Centro de Parto Normal, Renan Aviz, a visita das gestantes é importante para fortalecer o vínculo com o pré-natal e a maternidade, onde ela vai ter o seu bebê. “Isso é preconizado pela Rede Cegonha. Assim, é importante conhecer a maternidade, semanas antes de ser internada para o parto. Esse projeto tem o intuito de fazer com que a futura mamãe conheça o fluxo e o ambiente hospitalar e a sua equipe”.

Durante a visita no HGT, as mães também tomaram conhecimento dos seus direitos entre elas, de dispor de um acompanhante de sua escolha durante todo o processo de pré-parto; parto e pós-parto. “A nossa unidade hospitalar disponibiliza e auxilia os profissionais com alguns instrumentos tais como barra, onde a gestante pode fazer exercícios durante o trabalho de parto. Além deste suporte, proporcionamos uma bola de pilates para que a usuária possa fazer exercícios pélvicos que auxiliam no trabalho de parto, na dilatação, na abertura da pelve”, explicou o profissional.

A Equipe da Maternidade do HGT oferece atendimento seguro e humanizado às usuárias com a disponibilidade de parto verticalizado em uma banqueta móvel e apropriada para o procedimento que ajuda fisiologicamente a saída do bebê. “Usamos esse método para mostrar que a mulher pode parir de outras formas e com segurança. Trouxemos essa opção para tirar aquela cultura de que a mulher só pode parir deitada na posição ginecológica. A melhor posição é a  verticalizada, onde o próprio peso do bebê ajuda a descê-lo e a dilatar o colo. O acompanhante fica atrás desta banqueta dando apoio, durante o trabalho de parto à usuária”, conclui o enfermeiro.

Mãe de primeira viagem aos nove meses de gestação, uma das participantes do evento, a jovem Vanessa do Nascimento, de 23 anos, agradeceu as orientações dadas pela equipe. “Confesso que esse projeto é um aprendizado. Fico mais aliviada. É tudo muito novo. É o meu primeiro filho e, quanto mais se aproxima o momento do parto, eu fico nervosa. Mas hoje, depois de participar deste acolhimento com os profissionais do HGT, tirei minhas dúvidas. Estou mais confiante para o procedimento”, contou a moradora de Tailândia.

Além das mães, o pai como acompanhante também é acolhido no projeto. O marido de Vanessa, Elias do Nascimento, participou também e sanou todas as suas dúvidas. “Esse projeto trouxe conhecimentos para mim e a todos os participantes. Tirei todas as dúvidas, estou ciente e preparado para o que vai ocorrer no parto. Acho até mais que a própria gestante”, completou sorrindo Elias.

Segundo dados do setor de Faturamento no HGT, em 2021, a unidade hospitalar realizou 1.636 partos. Nos três primeiros meses deste ano já ocorreram 321 partos.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

SERVIÇO: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT