Hospitais Regionais do Pará recebem novos aparelhos de tomografia computadorizada

05/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo é reequipar todos os hospitais regionais

Como parte do plano de modernização do parque tecnológico de imagens dos hospitais regionais, o Governo do Estado realiza, ao longo da gestão, investimentos em equipamentos que possibilitam o atendimento descentralizado da população do interior do Pará.

Uma das medidas adotadas foi a aquisição de aparelhos de tomografia computadorizada para o Hospital Regional de Abaetetuba, Hospital Regional de Breves e também para o Hospital Regional de Redenção. O objetivo é reequipar todos os hospitais regionais. E para isso, novos convênios já foram celebrados e diversos processos licitatórios estão em andamento para a aquisição de tomógrafos para os hospitais dos municípios de Altamira, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Goianésia do Pará.

“Entregamos aparelho de tomografia computadorizado de última geração que vai possibilitar exames de alta qualidade para a população dos municípios do interior do estado. São equipamentos de alta precisão, que permitem realizar um diagnostico diferenciado de cada caso”, ressaltou Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que é responsável pela ampliação e a modernização do parque tecnológico dos hospitais no estado.

Os municípios de Uruará e Castanhal também estão na programação para receberem novos aparelhos de tomografia. As máquinas entregues aos hospitais regionais têm capacidade para realizar até 1,2 mil exames por mês. Os aparelhos adquiridos são da marca Philips e Canon. O modelo da marca Philips, modelo Acess TC auxilia na redução da exposição dos pacientes à radiação, já que possui a tecnologia “MAR”, que melhora a leitura da tomografia até mesmo quando o paciente possui implantes metálicos.

De acordo com o secretário de Saúde, o estado trabalha para melhorar e sanar os problemas na área. “A população é a maior beneficiada, é a parte que mais sente essa melhora e isso é gratificante”.

Além da população de Breves, o aparelho de tomografia computadorizada instalado no Hospital Regional de Breves atende pacientes dos municípios de Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O governo investiu cerca de R$ 1,2 milhão na compra, em substituição ao antigo, adquirido na inauguração do Hospital Regional, em 2010.

Também estão sendo adquiridos tomógrafos para os hospitais municipai de Altamira, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Goianésia do Pará.

Para o secretário adjunto de políticas de saúde da Sespa, Sipriano Ferraz, a tecnologia empregada permite aos profissionais da área de saúde dos municípios trabalharem com equipamentos de ponta, oferecendo maior facilidade e agilidade nos diagnósticos dos pacientes.

“Alguns equipamentos existentes nos locais eram antigos, com cerca de sete anos, mas nós estamos cuidando da troca e da renovação de cada um. Trocamos o aparelho de ressonância magnética de Marabá, os tomógrafos de Breves, Redenção”, disse Ferraz

Ainda de acordo com Ferraz, além da substituição dos equipamentos, a ideia é reformular também os blocos cirúrgicos dos hospitais. O que ele considera uma ação de extrema importância para as equipes médicas e demais profissionais da região.

“Estamos licitando cada item, de várias especialidades, e renovando os equipamentos de saúde no estado. É um compromisso do governador que se dispôs a conseguir recursos junto ao Tesouro do Eustado, por isso estamos cumprindo. Só assim é possível garantir saúde de média e alta complexidade para a nossa população”, concluiu Sipriano Ferraz.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: Marco Santos e Marcelo Seabra/Ag. Pará