Hospitais Regionais promovem ações de educação e descontraem pacientes no carnaval

01/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Equipe do Hospital Geral de Tailândia conversa com os usuários sobre formas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

Com o intuito de levar informações para prevenção de doenças o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT), do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e o Centro de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoveram ações de educação em saúde, do último dia 25 até esta terça-feira gorda, 1º.

Os membros do Grupo de Trabalho de Humanização, do Hospital Geral de Tailândia, encerrou a programação alusiva ao carnaval com a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), através do repasse de orientações e distribuição de material educativo sobre o tema junto aos usuários e acompanhantes, nas dependências do hospital, na manhã desta terça-feira.

Os profissionais realizaram a ação com adereços carnavalescos para criar um clima mais leve e descontraído no ambiente hospitalar. Eles aproveitaram a oportunidade para esclarecimentos sobre os riscos da gravidez precoce entre crianças e adolescentes.

quipe do Hospital Geral de Tailândia se vestiu a caráter na Terça-Feira Gorda para realizar ações de saúde junto aos pacientes

A equipe do HGT registrou entre janeiro de 2021 até janeiro de 2022, a realização de 1.743 partos. Desse total, houve 460 realizados em crianças e adolescentes entre 10 a 19 anos, ou seja, são exatamente 26,44% de meninas sendo mães jovens. A constatação é da Central de Parto Normal (CPN) da unidade hospitalar que considera esses dados preocupantes.

As orientações para os usuários foram repassadas pela psicóloga clínica, Sâmela de Paula, com o auxílio da supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Larissa Nogueira, sob a coordenação da pedagoga Ana Elizabett, a coordenadora do GTH. A palestra contou com a distribuição de material educativo sobre o uso de preservativos e uma cartilha. Além do preservativo que previne as doenças sexuais, foram citados ainda temas como a Aids, Sífilis, Hepatite Viral e HPV.

Entre os usuários, estava a dona de casa Iraci de Sousa, de 57 anos, que aprovou a iniciativa da gestão do HGT. “Extremamente importante este trabalho de conscientização do hospital, principalmente, por esta época de carnaval. Esse tema tem que ser abordado sempre, não somente no período carnavalesco. Mesmo com toda a tecnologia ainda tem jovem ou adulto errando nestes assuntos. Irei levar o projeto de vocês às pessoas lá fora. Todos fazendo um pouco, podemos amenizar a situação, inclusive, de gravidez na adolescência”, ponderou.

Elizabett Gomes ressalta a importância dessas ações de educação em saúde para contribuir com a prevenção de doenças e bem-estar de todos que transitam pela unidade hospitalar.

José Dantas teve alta na terça de carnaval, do Hospital Regional de Caeté obrigado pela despedida cheia de energia positiva

Folia na alta clínica – Natural do município de Igarapé Açu, o granjeiro José Iloe de Lima Dantas, 26, estava internado no Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) há três dias. Ele teve alta clínica com folia nesta terça-feira gorda, 1/03, marcando positivamente sua despedida da equipe multiprofissional da unidade hospitalar.

“Eu fui super bem atendido, agradeço as enfermeiras, os auxiliares e a equipe da cirurgia. Tudo foi nota 10. Agora estou bem graças a Deus. Tudo certo na minha cirurgia e estou tendo alta hoje. Obrigado pelo atendimento e pela despedida alegre e cheia de energia positiva”, destacou o usuário que foi encaminhado, via regulação estadual, para realização de cirurgia de fratura no cotovelo esquerdo.

Do dia 25 de fevereiro até hoje (1º), houve 47 altas clínicas com folia no HRPC.

Heróis da Folia – A gestão do CIIR promove mais uma edição do projeto Dia de Heróis, realizada na última sexta-feira de cada mês. Em fevereiro, foi realizado no último dia 25, com a versão “Heróis da Folia”, com carnaval inclusivo que levou alegria, descontração e informações aos usuários e acompanhantes, alguns deles com fantasias de seus super heróis favoritos.

O bloco de colaboradores fez um “arrastão” nas dependências do Centro de Reabilitação, com ênfase, nas áreas de atendimentos dos usuários com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

Segundo Paulo Nascimento, coordenador do setor de Arte e Cultura do CIIR, houve ainda Oficina de confecção de máscaras na Biblioteca inclusiva, com batalha de confete, para os pequeninos. “Nesta terça-feira oferecemos  oficinas de papietagem para a decoração de caixas, maquiagem de carnaval e aulão de dança. Nesta última sexta de fevereiro, a preponderância das fantasias foi de carnaval mesmo”.

As respectivas unidades de saúde são órgãos do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Vera Rojas/HRPL