Hospital Abelardo Santos encerra Semana da Segurança do Paciente

29/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A iniciativa foi do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Núcleo de Educação Permanente e do Grupo de Trabalho de Humanização

Empenhado na entrega de serviços de excelência à população paraense, de forma segura e com qualidade, o Governo do Estado do Pará tem garantido ações efetivas dentro das suas unidades de saúde. Nesta semana, o Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, inicia diversas estratégias que sustentam as boas práticas em saúde.

A Semana da Segurança do Paciente que encerra nesta sexta-feira (29), contou com cinco dias de palestras, oficinas e rodas de conversas, realizadas com o objetivo de atender a todos os setores do hospital. Os temas estão relacionados às oito metas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as quais têm como finalidade a redução de riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde.

Temas – Para se ter uma ideia, a cada ano, 234 milhões de cirurgias são realizadas no mundo, segundo a OMS, resultando em dois milhões de óbitos e sete milhões de complicações, e a metade, no entanto, potencialmente evitáveis. Para ressaltar a importância das normas de segurança cirúrgicas a serem adotadas, durante a Semana, foi abordado o tema “Cirurgia Segura”.

“Os protocolos de cirurgia segura são uma medida com objetivo de reduzir e prevenir eventuais acidentes que um agente de saúde, como médico, enfermeiro ou outro profissional da área, pode enfrentar. Foi criada uma lista de etapas de segurança a qual garante que qualquer procedimento que esteja realizado no paciente, seja feito de forma correta, no lugar correto e sob as práticas seguras, desde a entrada até a saída”, observou a enfermeira Vera Nunes, supervisora do complexo cirúrgico do HRAS e facilitadora da ação. Apenas no último mês, foram realizadas 885 cirurgias na unidade em 13 tipos de especialidades, além dos partos.

A primeira meta da segurança do paciente também é o primeiro passo a ser adotado para não ocorrer incidentes. A identificação correta do paciente requer, no mínimo, o nome completo e a data de nascimento, como protocolos de segurança. A supervisora de atendimento, Waldilene Tavares, foi uma das facilitadoras da oficina com o tema.

“É na recepção onde tudo começa. Então, todos os colaboradores do setor precisam ter o máximo de atenção na identificação desse paciente, pois se na entrada houver algo de errado, isso levará a futuros problemas na vida desse paciente durante o tratamento no hospital”, observou Waldilene Tavares. A identificação correta visa também evitar aplicação indevida de medicação ou de procedimentos médicos, assim como facilita o trabalho do profissional de saúde.

A programação envolveu colaboradores de todos os setores

Iniciativa – A iniciativa foi do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

“O objetivo é criar um clima de Segurança do Paciente a fim de disseminar os protocolos e para reduzir eventos ao paciente. A ideia, ainda, é ter toda a comunidade do HRAS focada em promover a assistência mais segura”, detalhou Hellen Monteiro, coordenadora do setor. A programação possui atividades educativas e planejadas com a distribuição de brindes, além da entrega de folders informativos e cards das metas aos colaboradores.

O diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, detalha a ação. “Iniciamos uma programação que vai atender a todos os setores da unidade. A implementação das seis metas para segurança do paciente, além de ser uma prerrogativa da OMS, é um assunto que deve ser rotineiramente aplicado dentro de uma unidade de saúde, por todos os profissionais que nela estão inseridos. O objetivo do HRAS é oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, em todas as etapas de assistência: da recepção até a alta hospitalar”, enfatizou o gestor.

Conheça as metas de segurança do paciente:

1- Meta 1- Identificação correta do paciente

2- Meta 2- Comunicação efetiva

3- Meta 3- Melhorar na segurança dos medicamentos

4- Meta 4- Cirurgia Segura

5- Meta 5- Reduzir o risco de infecção associado ao cuidado

6- Meta 6- Reduzir os riscos de danos aos pacientes resultantes de quedas

7- Protocolo de Prevenção do LPP

8- Política de Adorno Zero

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)

Serviço: O Regional Abelardo Santos é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS mantém 340 leitos de UTI e Clínicos (pediátricos e adultos), atende a 13 especialidades médicas e conta com o serviço da equipe multiprofissionais, entre elas, a hidroterapia. Além disso, são realizados 20 tipos de exames de imagem e dispõe de 350 especificações para solicitação de diagnósticos laboratoriais.

Texto: Roberta Paraense/HRAS

Fotos: Ascom/HRAS