Hospital de Castelo de Sonhos atende 16 pacientes no dia da reabertura

No primeiro dia de reabertura do Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos “José Trevian Sobrinho” (HGCS), foram feitos 16 atendimentos de saúde. A unidade foi reaberta, no regime de porta aberta (sem necessidade de encaminhamento), na manhã de segunda-feira (25), passando a funcionar 24 horas por dia. Castelo de Sonhos é um distrito de Altamira, na região do Xingu.

“O hospital abriu as portas para atendimento de urgência e emergência, adulto e pediátrico, no qual tivemos 16 atendimentos. Os três primeiros foram de uma gestante, uma criança e um idoso”, informou a diretora do hospital, Louhana Silva.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Sipriano Ferraz, em breve a unidade ainda vai oferecer outros serviços à população. “O hospital conta com 20 leitos e irá atender uma população de cerca de 20 mil pessoas, incluindo moradores do distrito de Cachoeira da Serra e das aldeias indígenas do entorno. Em uma próxima etapa, o vai oferecer atendimento nas áreas de Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia e Clínica Cirúrgica”, garantiu.

Desde sua entrega pelo governo do Estado, em 17 de julho de 2020, a unidade funcionou para atendimento exclusivo de pacientes de Covid-19 durante alguns meses, atendendo moradores de Castelo de Sonhos, distrito de Altamira, e de outras localidades da região.

O Hospital de Castelo dos Sonhos tem perfil de baixa e média complexidade, com objetivo de facilitar o acesso à saúde para a população de localidades às margens das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).

Texto: Melina Marcelino/Sespa

Você pode gostar...