Hospital dos Caetés oferece equipamentos de locomoção para pacientes com trauma ortopédico

23/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Pacientes que se recuperam de traumas de acidentes com os equipamentos fornecidos pelo HRPC

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, município do nordeste paraense, presta assistência de média e alta complexidade em várias especialidades, garantindo atendimento diferenciado aos usuários internados nas clínicas em trauma/ortopedia. Devido a essa especialidade, o HRPC destaca-se na rede hospitalar do Estado ao oferecer dispositivos que auxiliam a locomoção, incluindo muleta axilar, muleta canadense, andador e cadeira de rodas, essenciais para quem tem dificuldades de marcha durante o tratamento.

De acordo com o fisioterapeuta Felipe do Carmo, esses equipamentos são adequados às necessidades das disfunções apresentadas pelos pacientes, especialmente nos períodos de reabilitação pós-cirurgia, quando há perda do equilíbrio, problemas de locomoção, recuperação de acidente ou necessidade de apoio.

“O HRPC é referência em trauma/ortopedia na região, onde a maioria dos usuários é vítima de acidentes de trânsito. Eles passam pelo processo de reabilitação para retornar à vida normal, por meio de exercícios diários com o fisioterapeuta e ajuda de dispositivos de marcha”, explicou Felipe do Carmo.

Vítima de acidente de trânsito, Vinicius da Assunção de Oliveira, 17 anos, é um dos usuários internados com fratura na tíbia. Em tratamento, o adolescente usa muleta canadense, que vem auxiliando na locomoção na parte interna do Hospital. “A muleta está me ajudando para execução de necessidades diárias, como ir ao banheiro sozinho e sair do quarto para o setor de fisioterapia”, ressaltou o usuário, que reside em Ourém, a cerca de 50 quilômetros de Capanema.

Capacitação – Para garantir atendimento seguro, de qualidade e humanizado, a equipe multiprofissional do Regional dos Caetés é constantemente capacitada. O treinamento mais recente foi ministrado neste mês por Felipe do Carmo, com o objetivo de evidenciar a importância de identificar a necessidade do usuário para o uso de dispositivo. O conteúdo incluiu ainda avaliação para o treino da marcha no dispositivo adequado e o protocolo com termo de responsabilidade do usuário, que após o tratamento devolverá ao Hospital o dispositivo para o atendimento a outros pacientes.

O usuário Osimar Borges Ferraz, 35 anos, também faz uso de meios auxiliares de locomoção do HRPC em sua reabilitação. Ele também sofreu acidente de motocicleta, e hoje usa andador enquanto aguarda a cirurgia. “O andador está ajudando a me locomover sozinho, ter mais independência. Se não fosse isso, seria muito difícil depender dos outros para fazer as coisas”, afirmou Osimar, que foi encaminhado para assistência no HRPC, via regulação, do município de Nova Esperança do Piriá, também na região Nordeste.

Para o fisioterapeuta Felipe do Carmo, a gestão hospitalar do HRPC contribui diretamente para a melhoria da saúde dos pacientes. Ele ressaltou a “importância de o Hospital oferecer meios auxiliares na assistência para aqueles que estão sem condições de locomoção individual, causada por fratura de um membro inferior, sem possibilidade de andar e nem condição financeiras para aquisição de um dispositivo de marcha”.

Só neste ano, o HRPC já realizou 2.298 sessões de fisioterapia com os mais diversos pacientes em tratamento de trauma.

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés é uma unidade da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública). A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC